12 de setembro de 2011

Nove minutos de Bob Esponja pode causar problemas de aprendizagem em crianças de 4 anos


CHICAGO - O personagem de desenho animado Bob Esponja, da Nickelodeon, está numa saia justa depois que um estudo mostrou que assistir a apenas nove minutos do programa pode causar déficit de atenção e problemas de aprendizagem em crianças de 4 anos.

Os problemas foram percebidos em um estudo com 60 crianças escolhidas aleatoriamente para assistirem a Bob Esponja, ao desenho Caillou, ou desenhar. Imediatamente depois desses nove minutos de atividade, os voluntários passaram por testes de função mental: as que haviam assistido a Bob Esponja se saíram piores do que as outras.

Pesquisas realizadas anteriormente haviam relacionado o fato de crianças assistirem a TV com problemas de atenção a longo prazo, mas o novo estudo sugere que problemas mais imediatos podem ocorrer depois de uma pequena exposição - resultados aos quais os pais devem ficar atentos, alertam os autores.
Um episódio de desenho animado costuma durar cerca de 22 minutos, então assistir a um programa inteiro "pode ser mais prejudicial", sugerem os pesquisadores. Mas eles disseram que mais evidências são necessárias para confirmar isso.

Os resultados devem ser interpretados com cautela, devido ao pequeno tamanho da pesquisa, mas os dados parecem robustos e reforçam a ideia de que a exposição à mídia é uma questão de saúde pública, disse o médico Dimitri Christakis. Ele é especialista em desenvolvimento infantil no Hospital Infantil de Seattle e escreveu um editorial que acompanha o estudo publicado on-line nesta segunda-feira na revista "Pediatrics".

Christakis disse que os pais precisam perceber que um programa de ritmo muito acelerado pode não ser apropriado para crianças muito novas:
- O que as crianças assistem é importante. Não é apenas o quanto elas assistem.

A professora de psicologia da Universidade de Virginia Angeline Lillard, autora que liderou o estudo, disse que o programa Bob Esponja não deve ser responsabilizado sozinho. Ela encontrou problemas similares em crianças que assistiram a outros programas de ritmo muito acelerado.

Ela afirmou que os pais devem perceber se crianças jovens têm suas habilidades para aprender e usar autocontrole imediatamente comprometidas depois de ver esses programas na TV.

- Eu não aconselharia assistir a programas deste tipo antes de ir para a escola ou antes de ocasiões em que eles precisam prestar atenção em alguma coisa e aprender - ela disse.

O porta-voz da Nickelodeon, David Bittler, contestou as conclusões do estudo e disse que Bob Esponja é recomendado para crianças com idade entre 6 e 11 anos e não 4:
- Pegar 60 crianças que não são o público-alvo do programa e colocá-las para assistir a nove minutos do programa é uma metodologia questionável e não deveria servir de base para qualquer conclusão válida para os pais confiarem.

Angeline explicou que as crianças de 4 anos foram escolhidas porque esta idade "é a principal do período durante o qual você vê o maior desenvolvimento" em certas habilidades que envolvem autocontrole. Não é possível determinar se crianças de outras idades seriam afetadas da mesma forma.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/09/12/estudo-sugere-que-nove-minutos-de-bob-esponja-pode-causar-deficit-de-atencao-problemas-de-aprendizagem-em-criancas-de-4-anos-925334710.asp#ixzz1Xn2i7oSI 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.