23 de setembro de 2011

Triste retrato da educação em Monção

Moradores do município maranhense de Monção, a 250 km de São Luis, reclamam de descaso na área da educação. A situação de aparente abandono ocorre principalmente na zona rural do município.



Imagine você acordando cedo para preparar o café da manhã e arrumar o seu filho para levá-lo à escola. Você deseja ver seu filho formado e bem sucedido na vida.


Depois de andar alguns metros (ou quilômetros) se depara com um barracão caindo aos pedaços. E a "tia": - Bom dia, mãe! Bom dia júnior! Então você entrega o seu filho à professora e volta para casa. Afinal, precisa cumprir uma série de tarefas antes de voltar à escola por volta das 11 da manhã para buscá-lo. Ao passar pela porta de entrada, júnior procura uma cadeira que não esteja quebrada e se senta. Então olha pra frente e aguarda o início da aula.




Essa é a única sala de aula da escola do povoado Bolsa, na zona rural de Monção. Uma sala para cerca de 20 alunos. Juntos. Estudantes dos ensinos infantil e fundamental. 


Um barracão de taipa e coberto com palhas de côco babaçu. E é do pote (ao fundo, na imagem) que as crianças tomam água. Na cantina a situação não é diferente. Veja imagem abaixo.



Se as crianças precisam ir ao banheiro, veja o que enfrentam. 


E, se cobras não as atacarem nesse percusso entre a sala e o banheiro (ou dentro do banheiro), ainda assim não estão fora de perigo. No teto da sala de aula marimbondos constroem ninhos de papelão cinza.




Curiosamente, de acordo com o site Transparência Brasil, o município de Monção recebeu, em 2011, repasses que somam quase 10 milhões de reais de recursos federais do FUNDEB.




Ninguém da prefeitura de Monção foi encontrado para falar sobre o assunto. Continuamos tentando contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.