31 de outubro de 2011

Criança de 3 anos morre vítima de meningite em Santa Inês


Imagem/reprodução TV Remanso
Gustavo Henrique Mendonça dos Santos, tinha 3 anos de idade. Ele começou a sentir-se mal na ultima quarta-feira (26) e foi levado pela mãe, dona Faraildes Mendonça ao Hospital Menino Jesus.

Dona Faraildes disse que procurou o serviço de emergência do hospital por que o filho reclamava de muitas dores no ouvido e na nuca. Ainda segundo a mãe da criança, depois da primeira avaliação médica a médica que atendeu Gustavo disse se tratar de um problema de garganta. Um segunda avaliação foi feita e , desta vez, um outro médico teria solicitado exames de sangue. 

No último sábado, depois de passar por mais uma avaliação médica, o terceiro médico teria suspeitado da doença e solicitou imediato encaminhamento a um hospital da capital, São Luis, a 240km de Santa Inês. Gustavo Mendonça morreu  antes de chegar à capital.  "Só fizeram jogar a gente dentro da ambulância e mandaram para São Luis sem nenhum profissional da saúde acompanhando. Eles disseram que para mandar um enfermeiro dentro da ambulância eu precisava pagar." Disse a mãe, revoltada.

De acordo com a certidão de óbito, Gustavo morreu vítima de meningite aguda purulenta. A enfermeira do posto de saúde do bairro são benedito, Maria Cláudia Cavalcante pediu calma aos moradores. "Trata-se de um caso isolado. Nós não iremos vacinar a comunidade contra meningite, porque ainda não se sabe ao certo a bactéria causadora." A enfermeira disse que o município está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde sobre situações desse tipo. Familiares que conviviam com a vítima diariamente estão sob observação.
Depois da notícia da morte de Gustavo, dezenas de pessoas procuraram o posto de saúde para serem imunizados contra a doença. Para Maria Cláudia, não há motivo para pânico.




A meningite é a inflamação das meninges, que são comprometidas por 
microrganismos patogênicos


A meningite bacteriana normalmente apresenta cefaléia, febre, letargia, 
vômitos freqüentemente com sinais neurológicos focais e convulsões.


Com informações do repórter Hudson Braz, da TV Remanso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.