17 de outubro de 2011

Lei de incentivo ao Esporte e à cultura sai ou não? Com a palavra Joaquim Haickel


Joaquim Haickel
O secretário Joaquim Haickel encaminhou ao blog do Zeca Soares uma resposta em referência ao texto com o título “E a Lei de Incentivo ao Esporte e a Cultura não sai?”O secretário nega que alguém possa estar atrapalhando o processo de andamento da Lei lá pelo Palácio dos Leões. Foi diplomático demais. Joaquim é muito inteligente e sabe como poucos a hora exata para atacar e se defender. Essa é uma arma dos que costumam vencer as “lutas”.
“Compreendo a sua ansiedade, também estou louco para ver essas leis sairem do papel e se substanciarem em ações importantes para o esporte e a cultura do Maranhão, mas vamos fazer rapidamente algumas contas: A governadora assinou as medidas provisórias no começo de julho, em seguida veio o recesso parlamentar. Na volta dos trabalhos da Assembleia, mais precisamente no dia 15 de agosto, as medidas provisórias, em tempo recorde, foram votadas e convertidas em lei. Nos primeiros dias de outubro, depois de 45 dias de exaustivo trabalho, do qual você foi um dos colaboradores, chegamos a um texto de decreto que regulamentaria as referidas leis, que foi levado para a governadora assinar, acontece que sua assessoria detectou um ajuste que precisava ser feito tendo em vista que os governos anteriores editaram algumas leis, que nunca foram regulamentadas, que jamais foram regulamentadas e que atrapalhariam a aplicabilidade desses novos instrumentos que queremos usar para fortalecer o esporte e a cultura de nosso estado. Posso lhe garantir que não há ninguém atrapalhando esse processo, mesmo porque esse projeto é de interesse de todos nós que participamos do governo, pois essas leis são algumas das mais importantes medidas jamais colocadas em prática em defesa desses importantes setores da vida em sociedade”, afirmou.
Bom, pelo que diz o secretário Joaquim Haickel se ninguém está atrapalhando o que estaria acontecento então?
Não deve estar faltando caneta para que a governadora assine a Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura. Não acredito que possa ser isto também.
Mas a ansiedade que o secretário Joaquim Haickel diz ser minha está atingindo também alguns presidentes de Federações. O professor Romulo Gomes, da Federação Maranhense de Culturismo e Musculação escreve:
“A Lei de Incentivo ao Esporte é de grande importância para descobrir talentos, promover torneios, cursos de aperfeiçoamento, ajudar nos treino e nas competições dentro e fora do nosso Estado, pois, quando não podemos ser ajudados diretamente pelo poder público (federal, estadual e municipal) e pelos empresários. Essa lei é uma forma indireta do poder público nos ajudar (federações, atletas, e o esporte amador como um todo) e ajudar os empresários também, mas, para isso, é preciso sair do papel, fazer acontecer, e não ficar na vontade política”, garante.
Para Márcio Miguens, da Federação de Atletismo, a Lei de Incentivo trará fôlego ao esporte no Maranhão.
“A Lei de Incentivo ao Esporte e á Cultura trará um fôlego a mais para o esporte e a cultura do nosso estado. Esta semana recebemos em São Luis, mais precisamente na pista de atletismo do Castelinho a visita de uma representante do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, que veio conhecer que projeto social e esse que tem a aluna – atleta mais veloz do Brasil, claro estou falando da mais recente façanha maranhense, a da aluna – atleta Thalia da Silva Costa do Colégio Militar Tiradentes de São Luis que venceu as provas de 75m e 250m das olimpíadas escolares em João pessoa – PB, e se classificou para disputar o sul-americano estudantil em Bogotá na Colômbia, o fato é que ao invés de encontrar um projeto bem estruturado em uma pista com instalações digna dos feitos da Thalia, o COB encontrou apenas muita boa vontade e amor ao esporte, de alguns alunos e professores que ministram aulas de atletismo para crianças carentes de bairros que às expõem a situações constante de riscos(Barreto, vila palmeira coroadinho, etc.), já paramos para pensar se tivéssemos apoio da dimensão deste tipo de lei, quais os feitos que nossos atletas alcançariam?. Estamos esperançosos que esta lei seja de fato colocada em prática”, desabafou.
O presidente da Federação de Ciclismo, Walmir Peixoto acrescenta.
“Caro Zeca Soares, o Ciclismo, esporte olímpico, espera ansioso a regulamentação a Lei de Incentivo ao Esporte ao mesmo tempo que lamenta que o programa Viva Nota não contempla o esporte amador”.
Agora, só espero que o apelo dos presidentes de Federações Amadoras sensibilizem a governadora Roseana Sarney.
(blog do Zeca Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.