14 de outubro de 2011

Sexta, na Câmara...(14/10)

E hoje é dia de mais uma edição do 'Sexta, na Câmara...'


Para começar, a lista de frequência: oito dos dez vereadores participaram da sessão desta sexta-feira, 14. As damas da casa não deram o ar da graça, Toinha Leal e Creuza da Caixa. (Esta deixou o PC do B e filiou-se ao PSL.)










Deutz Cavalcante (PT), por meio de indicações, solicitou a construção de uma creche na Vila Conceição; A pavimentação asfáltica da rua Oswaldo Cruz, no bairro Santo Antonio e a instalação de redutores de velocidade na Rua Rio Grande do Norte, no bairro Jardim Brasília.


Aldoniro Muniz - que disse ter sido expulso do PP e, no apagar das luzes filiou-se ao PMDB, ocupou a tribuna para desfazer o que ele chamou de intriga de pessoas que só vivem de criá-las. Aldoniro disse que alguém teria comentado com o comandante do Sétimo Batalhão de Polícia Militar sobre uma suposta insatisfação do vereador em virtude das blitzen da PM realizadas em Santa Inês. Aldoniro ressaltou que disse outrora, em plenário, e reafirmou nesta sexta-feira, que discorda das blitzen da Polícia Rodoviária Federal em ruas e avenidas de Santa Inês.


O mais novo peemedebista da câmara sugeriu que fosse incluído no orçamento do município a compra de um caminhão guincho para ser utilizado em blitz da PM. Segundo Aldoniro Muniz, a taxa atual de R$ 80 para reboque de veículo apreendido é absurda. "Com um guincho da prefeitura cobraria-se apenas uma taxa simbólica", finalizou.


Aldoniro disse ainda que o Tribunal de Justiça do Maranhão deu um prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Santa Inês envie ao TJ todos os documentos referentes às terras de propriedade do município. E que, nesse mesmo prazo, os cartórios estão proibidos de registrar ou transferir títulos de terras pertencentes à prefeitura.


Manoel do Sindicato (PMDB) disparou críticas relacionadas ao trânsito de Santa Inês. "O nosso departamento de trânsito está devendo alguma coisa com relação às faixas de pedestres." Para Manoel do Sindicato, é urgente a necessidade de se pintar faixas de pedestres na rua do comércio, principalmente nas proximidades das agências bancárias.


O vereador falou ainda sobre o projeto do novo cemitério da cidade. Parece que agora vai sair do papel. "A prefeitura já comprou o terreno de 17 hectares, na Cutia Pelada. Daqui a dois meses vai está aberto oficialmente para sepultamentos." afirmou Manoel do Sindicato.


O peemedebista encerrou o pronunciamento convidando pré-candidatos a vereador a visitarem a câmara de Santa Inês. Desta forma "eles terão mais conhecimento sobre os trabalhos dos legisladores."


Orlando Mendes (PDT) solicitou voto de profundo pesar pela morte da Dona Ana Vieira Dias de 92 anos. A matriarca dos Vieira Dias, em Santa Inês,  faleceu em São Luís na última segunda-feira (10), vítima de parada cardíaca.


Em seguida, o pedetista relembrou um requerimento elaborado por ele em 2010 que solicita a criação da Secretaria Municipal de Juventude, em Santa Inês. Para Orlando Mendes, é necessário que se discutam e desenvolvam políticas públicas voltadas para os jovens do município.


Orlando Mendes dedicou mais da metade do tempo na tribuna para parabenizar os professores e relembrar as batalhas travadas pela categoria há algum tempo. Neste sábado (15), será comemorado o dia do professor. 
Ao lado dos professores, nós conseguimos registro e recuperação de escolas e a instalação do campus da UEMA.


Orlando finalizou o discurso pedindo que o piso salarial dos professores do município fosse revisto. "Eles merecem aumento salarial."


Moacir Veríssimo (DEM) agradeceu ao prefeito Roberth Bringel, em nome da comunidade do povoado Bom Jesus, ao que ele chamou de "concretização de um sonho dos moradores daquela comunidade [...]". "O posto de saúde do Bom Jesus está sendo construído".


Veríssimo relembrou a visita ao estádio Binezão realizada na última quarta-feira (12), durante partida do campeonato municipal de futebol. "Fiquei feliz ao ver cerca de 300 pessoas da zona rural nas arquibancadas do Binezão."


Otacília Rios (PT do B) também aproveitou a oportunidade pra parabenizar aos professores. E foi além: "Eles [professores] merecem que seja aplicado o plano de cargos, salários e carreira. Seria o melhor presente para eles." 


A vereadora elogiou o trabalho dos professores, chamando-os, inclusive, de guerreiros. "Muitos tiram dinheiro do próprio bolso para fazer festinhas para os alunos, por exemplo."


Otacília Rios encerrou o pronunciamento dela com uma denúncia: casas populares construídas no povoado Água Preta não estariam respeitando os padrões previstos no projeto. Moradores reclamam que apenas algumas casas tem banheiros prontos e com acabamento. "Vou verificar isso de perto e na próxima sessão voltarei a falar sobre o assunto.


Antes de encerrar a sessão, o presidente da casa, Madeira de Melo (DEM), informou a todos os presentes que dos 17 hectares de terra, na localidade conhecida como Cutia Pelada, "apenas 6 serão usados para o cemitério, que deve ser inaugurado no dia de finados deste ano. Os outros 11 hectares terão finalidade de cunho social, ainda em discussão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.