21 de novembro de 2011

Santa Inês: Onde estão as lixeiras? A falta delas contribui para sujeira nas ruas?



Por Rianny Brandão
Editado por Daniel Aguiar
Imagem ilustrativa - Lixão de Santa Inês


Além da instalação de novas lixeiras, um trabalho de conscientização também deveria ser desenvolvido na cidade.

Encontrar uma lixeira nas ruas de Santa Inês não é tarefa fácil. Apesar do trabalho de varrição (ou varredura) nas ruas, o estado de sujeira na cidade é alarmante. Por onde se passa, são encontrados papéis de bombons, copos descartáveis, garras pet, sacos de lixo etc., jogados em vias públicas a qualquer hora.

O hábito poderia ser reduzido com um intenso trabalho de conscientização popular e a instalação de lixeiras nas principais ruas, como a do Comércio, Santo Antônio e das Laranjeiras.

Ana Lúcia afirma que contribui como pode com a limpeza urbana. “Se eu estiver comendo alguma coisa eu carrego o lixo na mão ou se possível jogo dentro da bolsa para depois jogar no lixo em casa, é a única opção que tenho”, disse.

São escassos os lugares que contam com lixeiras, sendo que a maioria dessas lixeiras não foi instalada pelo poder público e sim, por iniciativa de moradores. Os demais dizem que o jeito mesmo é jogar na rua.

A prefeitura informou a nossa equipe, que as antigas lixeiras foram retiradas por conta da falta de conscientização da população, uma vez que, as lixeiras estavam sendo usadas como depósitos de lixo caseiro.

Mas será que toda a cidade deve pagar por erro de alguns? Um erro não deve ser respondido com outro erro. Se não repuserem as lixeiras na cidade toda, Santa Inês vai se transformar em um imenso lixão a céu aberto.

Segundo Epitácio Pinheiro, o departamento de limpeza pública faz coleta regular do lixo urbano, mas, muitos moradores não colaboram com a limpeza da cidade. "A gente acaba de limpar e chega um cidadão e joga lixo de novo. Isso num local proibido".

Com relação às lixeiras, Epitácio informou: "Já está em processo de licitação a aquisição de depósitos de coleta de lixo e de tratores para amenizar esses problemas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.