11 de dezembro de 2011

MA: Professores anunciam paralisação para a próxima quarta-feira, 14


O não cumprimento de prazos por parte do governo do Estado levou a direção estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) a encaminhar indicativo de paralisação das atividades nas escolas, na próxima quarta-feira, 14, se não for pago aos professores o piso salarial e o reajuste emergencial referentes aos meses de outubro e novembro deste ano, até segunda-feira, 12.

O indicativo é de paralisação no dia 14, porém com possibilidade de greve até que o governo pague o que deve à categoria. A medida, que foi tomada em reunião realizada nesta sexta-feira, 9, deverá ser acompanhada pelas demais regionais do sindicato, presente em mais 17 cidades pólos maranhenses, representando todos os municípios do estado.

A decisão do Sinproesemma representa, segundo a direção, uma reação de repúdio à falta de compromisso do governo do estado, que não vem cumprindo os prazos acordados com a categoria. A convocação dos excedentes do último concurso para nomeação, por exemplo, que deveria ter sido publicada na última quarta-feira, 7, conforme anúncio do governo, não foi cumprida, deixando a categoria e a direção do sindicato indignadas. “Se acontecer o mesmo com relação ao pagamento do reajuste e do piso, vamos dar a resposta ao governo com a paralisação das atividades nas escolas”, afirmou o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

A paralisação é uma forma de protesto contra a falta de compromisso do governo do Estado. O acordo de pagamento do reajuste e do piso, que estava programado para ser efetivado entre os dias cinco e dez de novembro, não foi respeitado pelo governo, gerando grande revolta na categoria. O sindicato cobrou uma definição e o Estado, através de ofício, prometeu pagar o reajuste até o dia 12 de dezembro.

(Sinproesemma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.