11 de dezembro de 2011

Seletivo do IFMA ocorre sob muita indignação em parte do estado



Milhares de candidatos deixaram de fazer as provas do seletivo do IFMA em todo o estado neste domingo (11), porque teriam chegado depois do horário estipulado pelo edital para o fechamento dos portões dos locais de provas, 13h30. Às 13 horas, horário do Maranhão, ainda havia candidatos chegando para tentar entrar. Os 'retardatários' alegavam que estavam  dentro do horário e com folga, já que as provas seriam entregues às 13h30.  Organizadores interpretaram diferente  e muita gente não pode participar do seletivo.


Cerca de 50 candidatos indignados na porta da escola
Senador José Sarney, em Santa Inês
Em Santa Inês, o 'Notas do Daniel Aguiar' já mostrou - logo depois que os portões foram fechados - que pelo menos duas centenas de candidatos foram prejudicados, 50 somente na escola Senador José Sarney, no bairro Jardim Brasília. Candidatos que fariam as provas no Campus do Ifma, em Santa Inês, afirmam que pelo menos 40 inscritos foram barrados nos portões da instituição neste domingo.



Candidatos revoltados concentrados na  frente
do Campus do Ifma, em Imperatriz   Foto: Blog Wilson Leite

Em Imperatriz um princípio de confusão se formou quando candidatos revoltados tentaram  forçar os portões para a entrada. A Policia Militar acompanhou toda a situação. Os candidatos indignados resolveram procurar autoridades para tentar anular o processo por causa do grande número de pessoas que foram impedidos de fazer o seletivo.




Candidatos barrados na
Cintra - São Luis


Em São Luis, cerca de 100 candidatos foram impedidos de entrar na Cintra. Segundo Eullalia E. Sillas, que pretendia concorrer a uma vaga no curso de Segurança do Trabalho, os portões fecharam antes das 13h. Candidatos barrados se revoltaram com a situação e insistiam para entrar no prédio. A Polícia Militar foi acionada. "Saí de lá às 3 da tarde e ainda não havia começado. Os alunos que estavam dentro da escola estavam todos na janela. os policiais afirmaram que havia cancelado a prova", disse Eullalia.

Este ano, 48.502 candidatos foram inscritos para concorrer as 4.430 vagas oferecidas pelo Instituto. 

A prova possui 40 questões, sendo 20 de matemática e 20 de português. 

O gabarito deve ser divulgado hoje no site http://www.ifma.edu.br, a partir das 19h.

34 comentários:

  1. Era pra quebrar era tudo

    ResponderExcluir
  2. A interpretação do edital, ocasionou nesses tumultos, no Maiobão antes das 13 horas os portões foram fechados, um candidato que entrou e depois saiu com a autorização da gestora deu brecha para a reivindicação daqueles que não puderam entrar no horário estipulado no edital, teve indignação e os candidatos quebraram o portão. Somente após o horário da sirene a organização resolveu deixar todos entrar e aí causou uma baita confusão.o Engraçado é que depois todos que entraram após o sinal foram marcado suas provas e logo em seguida chegou a polícia. Ano que vem a organização tem que ser melhor e por pessoas capacitadas. A direção fez um único candidato que não teve nada haver com a quebra do portão se responsabilizar pelo concerto, pode?

    ResponderExcluir
  3. Isso é ridículo! Nem no ENEM essa intolerância aconteceu.
    Estava na sala de aula no Erasmo Dias, quando os candidatos começaram a fazer baderna do lado de fora tive tanto medo que não consegui me concentrar de jeito nenhum. E o pior é saber que eles estavam certos. Pois o candidato entrou e a gestora deixou ele voltar em casa para buscar o cartão de inscrição em casa pelo fato de ser perto de sua residência. Os candidatos não poderiam aceitar isso, por esse motivo mesmo saindo prejudicada estou do lado dos quebradores!

    ResponderExcluir
  4. Isso é um absurdo amanhã vou fazer a denúncia ao MP, essa prova tem que ser cancelada, pois vai ver que outras irregularidades aconteceram e beneficiaram outras pessoas.
    Vamos nos juntar e botar essa prova em baixo!!!

    ResponderExcluir
  5. É lamentável, uma coisa dessa!
    A nível federal, por favor gente é piada mesmo!
    Que vergonha, o pior é que o IFMA fica duvidoso, a imagem da instituição fica manchada de maneira irrefutável!

    ResponderExcluir
  6. É verdade o edital diz isso. Mas, o cartão de confirmação provocou duvidas, pois lá tinha COMPAREÇA AO LOCAIS DE PROVAS COM ANTECENDÊNCIA DE 1 HORA DO HORARIO acima (acima tinha 13h30min)PARA FECHAMENTO DOS PORTÕES.

    ERROU O IFMA E VAI TER QUE PAGAR PELO SEU ERRO.

    APESAR DE NO EDITAL ESTÁ CLARO QUE HAVIA DOIS HORARIOS, O ERRO FOI COMETIDO PELO CARTÃO DE CONFIMAÇÃO DE INSCRIÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. eu ja sabia que isso ocorreria, onde ja se viu fechar os portões antes do inicio das provas? aqui em Bacabal pode todo mundo entrar mesmo depois das 13:00h, mais uma vez indica como o IFMA está desorganizado...

    ResponderExcluir
  8. eu estava no cintra ,fui uma das cem alunos, que estavam do lado de fora,nós não quebramos nada e nem machucamos ninguem, apenas estavamos revendicando nossos direitos,pagamos para fazer as provas,o harario do fechamento dos portão eram 13:30,estava lá no cartão de incrição, quem é que vai está lendo edital, que
    saiu em setembro,o que conta é o que estava no cartão de incrição...SOMOS ESTUDANTES E NÂO BANDIDOS,´mas os segurança da escola chegou a apontar a arma para tentar nos inibir...veja só,APONTARAM UMA ARMA DE FOGO para cerca de 100 pessos,UM ABSURDO TOTAL!!!estou indignada!!!!!

    ResponderExcluir
  9. vergonha IFMA POR ESSA DESORGANIZACAO .E NA FICHA DE INSCRICAO SO HAVIA UM UNICO HORARIO 13 30 E NENHUMA INFORMACAO A MAIS

    ResponderExcluir
  10. no cartão de escricao especificava que o aluno deveria chegar uma hora antes do fechamento dos portões especificado acima o ifma errou feio

    ResponderExcluir
  11. FIZ A PROVA DO IFMA, CHEGUEI NO LOCAL DA PROVA ÀS 12:30H, O PORTAO FECHOU ÀS 13:OOH,NAO TEVE NENHUMA CONFUSÃO COMO A DO CINTRA,APESAR DE NAO TER FEITO UMA BOA PONTUAÇÃO, EU NAO APOIO A ANULAÇAO DA PROVA. O IFMA PODE ATÉ TER ERRADO,MAS DEVEMOS SEMPRE LEMBRAR QUE EM CONCURSOS DEVEMOS CHEGAR CEDO, COM NO MINIMO UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA, OU SEJA,ERA PRA CHEGAR 12:30...ATÉ O CARTAO DE CONFIRMAÇAO AVISOU ISSO...
    ELES PODERIAM TER SAIDO CEDO DE CASA.SE CHEGARAM TARDE DEPOIS DAS 12:30 COMO DIZ NO CARTÃO, A CULPA NÃO É DO IFMA, MAS DOS CANDIDATOS ATRASADOS...
    EU NÃO ACHO JUSTO ANULAR A PROVA, OS RESPONSÁVEIS QUE CHEGARAM CEDO, MUITOS NÃO ENCONTRARAM NENHUM PROBLEMA, JA OS ATRASADINHOS DEVEM APRENDER A SER MAIS PONTUAIS.

    ResponderExcluir
  12. rapaz essa prova do seletivo do ifma tem mesmo é que ser anulada em todo maranhão para que se haja um acordo,além de ter questões de múltiplas respostas ainda o horário tava errado só a devida anulação da prova pode resolver isso por que tendo muitas questões nulas pode beneficiar uns e tirar chances de outros concorrentes.

    ResponderExcluir
  13. vamos todos se juntar para que se anulem essa prova!

    ResponderExcluir
  14. sério mesmo gnt, isso é um absurdo, eu sou de imperatriz, faria minha prova do campus do ifma, eu e mais uns 200 candidatos que foram lesados com o erro do ifma, autoridades estão do nosso lado, e nós vamos ter nossos direitos reconhecidos, há diferença da informação do edital com a informação do cartão de confirmação, vamoos nos unir para vencer essa causa gnt!

    ResponderExcluir
  15. sou um cadidato sei como é essa indignação que eles sentiram isso foi uma regra que o ifma quiz colocal mas não foi muito publicado nesse decorrer dessas cituaçãos o istituto deveria anular toda a prova pois não é seo els que foram prejudicados foi todos nois..

    ResponderExcluir
  16. No colégio Professora Dayse Galvão na Vila embratel também houve o mesmo problema e pelo menos 10 adolescente fora prejudicados pela desorganização do seletivo.

    ResponderExcluir
  17. pessoal, somos estudandes profissionais,pelo amor d Deus temos por obrigação não apenas ler o edital,mas também entender e interpretar o que ali esta escrito.Por que se fosse só ler ao pé da letra, eu tiraria só nota dez na prova de interpretação de texto. vamos estudar mais e chegar cedo nos locais de provas que serão muitos...

    ResponderExcluir
  18. Foi muita falta de organização por parte do Instituto Federal. Sou estudante do IFMA e entendo a indignação dos candidatos. Eles estão com todo o direito de reinvidicar, e na minha opinião todas as provas deveriam ser anulados. Isso foi uma falta de respeito muito grande para com os concorrentes!

    ResponderExcluir
  19. Um bando de gente que não servem nem pra lê o edital, fica fazedo uma baderna dessa?
    Pelo amor de Deus, no edital e no cartão de inscrição estava clarissímo, agora se você não conseguiu nem interpretar o edital e o cartão de inscrição, eu sinto muito, mais você num tinha que fazer a prova mesmo não.
    Como que não sei quantas pessoas entenderam a mesma coisa, e a menoria entendeu merda?
    Nem pensar que esse seletivo vai ser anulado, porque a maioria não vai ser prejudicado, por causa dos bandos de retardado que não entenderam.

    ResponderExcluir
  20. pois é só faltava essa de anulação, o direito da maioria é que deve prevalecer...cheguei ao local de provas com duas horas de antecedencia para não perder o horario. fiz uma boa prova para agora ser prejudicado por esses retardatarios que não sabem nem ler e entender um edital, corta essa cara!

    ResponderExcluir
  21. e niguem fala dos bardeneiros que quebraram o patrimonio público neste seletivo do ifma, não sabem por acaso esses que dar cadeia. a policia deveria tambem investigar...já que querem anular as provas.

    ResponderExcluir
  22. Cabia a quem ia fazer a prova verificar horario de prova,o horario que deveria estar la,chegar com uma hora antes do inicio da prova,se queremos ter um futuro devemos ir atras,foi meio que irresponsabilidade de quem nao compareceu ao horario indicado do inicio da prova.jhon watson

    ResponderExcluir
  23. É lamentável quem se preparou o ano todo e não pode fazer a prova mas eu não concordo com a anulação porque é dever do candidato chegar com bastante antecedência não é justo para os que fizeram tudo "correto".

    ResponderExcluir
  24. Ministério Público neste caso!!!!
    Pois muitas pessoas estarão sendo lesadas, se tiver de ser fito outra prova tem que ser geral!!!!

    ResponderExcluir
  25. vai pelo menos aprender a escrever direito...

    ResponderExcluir
  26. nao acho erro do ifma e sim das pessoas que nao fazem enterpretar texto pos fala p/ esta uma hora antes e depois 13:30 portoes fecham em tao no minimo 12:30 era pra esta la

    ResponderExcluir
  27. quantos pontos vcs fizeram no ifma, na forma concomitante?

    ResponderExcluir
  28. quais as questões do Ifma que vc acha que serão nulas, na forma concomitante?

    ResponderExcluir
  29. nao anula nada! os retardado e que nao sao entereçados

    ResponderExcluir
  30. Seria tambem uma vergonha se anulasse essa prova

    ResponderExcluir
  31. quem chega atrasado numa prova dessa magnetude deve ser um louco, se a justiça existe neste país a prova então não deve ser anulada

    ResponderExcluir
  32. ei aonde vai ser o novo local de prova do ifma e porq a prova que eu fiz era a errada

    ResponderExcluir
  33. Isso foi mt triste fiz no cintra fique meia hora esperando pessoas chegavam quinze minutos depois esse povo ki é ruin

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.