10 de dezembro de 2011

Sepultado, em Paço do Lumiar, o corpo de Dona Teté






O corpo da folclorista Almerice da Silva Santos, a Dona Teté, foi enterrado no fim da tarde deste sábado (10), no cemitério Jardim da Paz, em Paço do Lumiar. Na despedida, parentes, artistas e admiradores estiveram presentes.


Dona Teté morreu aos 87 anos, por volta de 1h da madrugada deste sábado, depois de 40 dias internada em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

                                                                       Foto: O Estado

O corpo foi velado na casa dela. Ela deixa tataranetos, bisnetos, netos e uma filha emocionada e cheia de saudades.


Dona Teté se transformou em ícone da cultura maranhense quando passou a comandar o cacuriá no Laborarte e acrescentou muita sensualidade as coreografias da dança. Isso foi na década de 80. O cacuriá ganhou um novo rebolado e o maranhão passou a conhecer a alegria e a irreverência de Dona Teté.

Admirada por maranhenses e turistas, Dona Teté costumava dizer que se sentia importante quando estava dançando. E o cacuriá maranhense foi mostrado por ela em muitos arraias da Ilha de São Luís, além de apresentações pelo Brasil e, também, em Portugal.

O gosto pelas manifestações populares começou na infância. Além do cacuriá, Dona Teté dançava tambor de crioula, cantava ladainhas e encantava amigos com piadas, ditados populares e um jeito simples de levar a vida com alegria.


A governadora Roseana Sarney divulgou nota de pesar em que lamenta a morte da folclorista Almerice da Silva Santos.
Com informações do imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.