18 de janeiro de 2012

Entrevista exclusiva da estudante que teria falado mal dos maranhenses


A estudante, que nos últimos dois dias, viveu momentos difíceis falou com exclusividade ao Notas do Daniel Aguiar, nesta quinta-feira (19), sobre a polêmica envolvendo o nome dela. Primeiro uma retificação: Ela é piauiense e não paulista como foi mencionado. O equívoco, claro, se deve ao fato de ser esta a informação publicada nos perfis dela em redes sociais.

A jovem tem 16 anos e chegou ainda muito criança ao vizinho estado do Maranhão. Morou em Imperatriz, São Luis e por último, onde reside atualmente, em Santa Inês.

Na última terça-feira (17), uma reportagem publicada pelo jornalista Gilberto Léda, em seu blog, e republicada aqui no Notas do Daniel Aguiar, mostrava uma jovem revoltada, que disparava frases ofensivas direcionadas aos maranhenses. O que muita gente interpretou como xenofobia.

Definição de xenofobia: Medo, uma fobia ou uma aversão excessiva, descontrolada e desmedida em relação a pessoas estranhas, raças ou culturas com as quais nós habitualmente não contactamos.


Depois de várias tentativas de contato, enfim, nesta quinta-feira, consegui falar com a jovem. E qual não foi minha surpresa? Encontrei um menina, recolhida, intimidada e sem muitas palavras.

Acompanhe a entrevista:

Notas do Daniel Aguiar - Muita gente, que inclusive diz conhecer você, questionou a informação de que você é paulista. Afinal em que estado você nasceu?

Jovem - Eu nasci no Piauí. Cheguei aqui era bem nova, não lembro com quantos anos. Vim pra cá porque minha família tem parentes aqui. Já morei em Imperatriz, São Luis e agora, em Santa Inês.

Notas do Daniel Aguiar - Qual a sua primeira impressão sobre os maranhenses logo depois que se instalou no estado, se é que você lembra?

Jovem - A primeira impressão foi ruim, pois nunca fui bem tratada aqui. Tanto na escola, quanto na rua. Mas, no decorrer do tempo fiz grandes amizades. Tenho muitos amigos aqui. Pessoas que dão uma ótima fama ao estado.

Notas do Daniel Aguiar - O que, de fato, aconteceu na última terça-feira para que você publicasse todas aquelas frases no Twitter?

Jovem - Eu não sou xenofóbica! Na verdade tenho horror a preconceitos. Era tudo uma brincadeira. Eu disse que o povo tinha um sotaque engraçado e umas manias feias. Falei brincando. Eles entenderam tudo errado e vieram me xingar no twitter. Daí eu respondi à altura das ofensas e eles tiraram print somente daquilo e usaram contra mim.

Nem todos os maranhenses são prepotentes, arrogantes e tudo mais... isso eu deixei bem claro. Repito, tenho muitos amigos maranhenses e que são ótimas pessoas. Mas, ele não mostrou isso (na reportagem) de forma alguma.


Eu amo Santa Inês! As pessoas são muito mais legais. Tanto que tô pensando em estudar mais esse ano aqui.
Minha mae disse que agente nao encara as coisas e os medos fugindo, meu namorado mora em Santa Inês, meus amigos e parentes também. Então, sendo ruim ou não, aqui é meu lugar agora! 


Notas do Daniel Aguiar - A repercussão de tudo isso mudou a sua rotina de vida, de alguma forma?

Jovem -   Mudou. Primeiro porque estou sofrendo ameças e ameaças sérias. Conheço algumas das pessoas daqui do meu bairro que me ameaçaram por causa disso, e a maioria homens e perigosos.Tenho medo até de sair de casa. 

Notas do Daniel Aguiar - Você disse por meio do Twitter que está indo para São Paulo na próxima sexta-feira. É verdade? Se for, tem alguma relação com a polêmica? 

Jovem -  Sim, estou indo. Primeiro por causa das ameaças que estou sofrendo aqui e segundo porque, de certa forma, me expulsaram daqui. 

Antes de concluir a entrevista, a estudante disse ainda que iria registrar ocorrência na Delegacia Regional de Santa Inês ainda nesta quinta-feira,19.

Jovem -  o me perguntaram nada. Deixei vários comentários lá (no blog), mas o homem lá bloqueou o meu direito de defensa. Vou na polícia prestar queixa contra ele (jornalista), já tirei várias provas aqui. Colocou uma população contra mim. Ele não poderia ter feito isso! 


Vou na policia e esclarecer isso, porque não vou viver com medo e foragida como se eu fosse perigosa e bandida. 

Só isso que tenho a declarar.

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk Quem manda querer dar uma de paulista? Isso que dá! Se vira pra desmentir a história agora ;ppp

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai. A menina vem bem aí do Piauí e chega falando do Maranhão. Nem se ela fosse mesmo de SP, ela não teria razão em fazer esses comentários, quanto mais néh? Convenhamos... Vai procurar o que fazer minha filha.

    ResponderExcluir
  3. Vi o blog do irresponsável que começou a fazer tempestade em copo d'água, primeiro que ele expôs uma menor de idade a baixaria que ele chama de jornalismo, meus amigos de santa catarina vieram passar as férias aqui no maranhão e falaram coisas muito piores sobre o lugar.
    Ela só disse que aqui era difícil de achar as coisas, e realmente é.
    E falou umas verdades, mas nada que pudesse ofender.
    Minha opinião :)

    ResponderExcluir
  4. Vi o blog do irresponsável que começou a fazer tempestade em copo d'água, primeiro que ele expôs uma menor de idade a baixaria que ele chama de jornalismo, meus amigos de santa catarina vieram passar as férias aqui no maranhão e falaram coisas muito piores sobre o lugar.
    Ela só disse que aqui era difícil de achar as coisas, e realmente é.
    E falou umas verdades, mas nada que pudesse ofender.
    Minha opinião :)

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos em são luís dificilmente se encontra alguém que atenda bem ou trate pessoas bem; tanto no setor público quanto no privado. São mal educados. Quando chego em algum lugar e sou bem atendido, (coisa rara) eu fico até surpreso, já que é uma exceção. PS: sou maranhense mas não poderia deixar de dizer isso.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, criticam tanto o povo Maranhense e continuam aqui, usufruindo das "coisas e das pessoas" ruins daqui. Agora é coitadinha, é de menor, mais pra falar besteira não é de menor. Pior do que nós Maranhenses é quem nem identidade tem.Corre pra lá e pra cá e acabam aqui no "Ruim Maranhão". Gente mal educada tem no mundo todo e não só aqui.
    Veja então a educação desta jovem: Usa redes sociais pra ficar falando mal de "um povo" e mentindo sobre onde mora. - Onde será que ela adiquiriu esta "BOA EDUCAÇÃO"?

    ResponderExcluir
  7. Essa menina é prepotente, mentirosa e hipócrita. Quem deveria dar queixa dela, éramos nós. Ela não é xenofóbica por que não somo um povo estranho para ela: somos brasileiros, nordestinos e seres humanos(não diria tanto quanto ela). Somos uma sociedade igual a qualquer outra, tudo o que acontece aqui, é igual no Piauí. O que ela é? Apenas uma meninazinha mimada, mal-criada, mal-educada, uma patricinha que ouviu o galo cantar mas não sabe onde foi. O que ela queria era aparecer, não para nós de Santa Inês, mas para o povo do resto do Brasil. Bem-feito: o tiro saiu pela culatra. Agora que a merda está feita: "pague sua multa". A mãe dessa "criaturinha" deveria lhe dá umas boas palmadas, ensinar que a prepotência passa de defeito para doença, rapidinho. Auria, querida, estuda, cresce, te forma e faça muito sucesso. Tente aparecer de uma maneira mais positiva, por que a tua tentativa, desta vez foi muito mal. Agora corra pra cama e tente se arrepender de suas palavras, inclusive na entrevista ao blog, onde você diz: Sendo bom ou ruim, aqui agora é o meu lugar. Não é não, querida, aqui a porta da rua é a serventia da casa. Assim como tu te julgas muita coisa, deverias está participando do reality da Band - Mulheres Ricas. Só que lá elas tem muito dinheiro mesmo, não é só devaneiro. Acoooooooorda, pobrezinha.

    ResponderExcluir
  8. Querer se retificar de ante de tais comentario ñ quer dizer que ela temnha mudado sua opinião em relação ao povo maranhense, isso só mostra que ela internaliza preconceitos por ser Nordestina, sabendo ela que o Nordeste é uma terra maravilhosa, mesmo com suas marzelas, mas qual o Estado que ñ tem em suas estruturas uma marzela. vamos ver que o sobre nome dela é comum sem ter nem uma relação com o processo de colonização com a região Sudeste ou Sul, onde esses Estados se encontram povos de descendecia europeia. Se fizermos um levantamento o Brasil possui em sua formação social, com uma das camadas mais lindas do mundo por ser etnico-cultural, por isso, temos que ter orgulho de sermos quem somos; Nodestnos brasileiro!!!!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.