7 de fevereiro de 2012

Alto Alegre do Pindaré vai ganhar mais 7 bibliotecas






A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDAP), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e sua Delegacia Federal no Maranhão, foi contemplado com sete Bibliotecas do Programa 'Bibliotecas Rurais Arca das Letras' para comunidades daquele município.

Nessa terça-feira (07), representantes da SEDAP e das escolas contempladas participaram, no município de Pedreiras, de uma capacitação para agentes de leituras, onde também ocorreu a solenidade de entrega das bibliotecas e a diplomação dos Agentes de Leitura.

As sete comunidades rurais beneficiadas com as bibliotecas são: 

Três Bocas, Vila Altemar, Centro dos Paulos, Sapucaia II, Barraca do Cedro II, Centro da Rosa e Centro do Manelão.

Sobre o programa
Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Bibliotecas rurais
Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada Arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas.

Escolas contempladas


U.I. Dagmar Desterro e Silva - Três Bocas
U.E. Governador Luis Rocha - Vila Altemar
U.I. Paulo Freire - Centro dos Paulos
U.I. Francisco Dantas Ribeiro - Sapucaia II
U.E. José Bueno Castro Neris - Barraca do Cedro II
U.I. Professora Francisca Oliveira - Centro da Rosa
E.M. Moisés Alves Viana - Centro do Manelão.



Por Civaldo Lopes
Revisão Heider Carvalho do Blog do Alto
Texto editado por Notas do Daniel Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.