4 de fevereiro de 2012

Uniceuma, fraude e transparência




Editorial de O Estado Maranhão:
Ao solicitar investigação policial após detectar, em auditoria interna, a adulteração de notas de alunos de alguns de seus cursos de graduação, o Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) deu uma demonstração pública de que é uma instituição séria. Em vez de se esquivar e tentar negar os fatos, o Uniceuma, desde o primeiro momento, decidiu enfrentar o problema de forma objetiva, sem tergiversar, de modo a esclarecer que a fraude foi uma ação criminosa praticada por pessoas alheias ao ambiente acadêmico, sem qualquer compromisso com os princípios éticos pelos quais a instituição vem primando em seus 21 anos de existência.
Em meio à forte repercussão do caso, é oportuno ressaltar que a fraude foi um episódio isolado, que destoou da seriedade com a qual o Uniceuma sempre tratou a formação dos seus alunos. Nas últimas duas décadas, a instituição tem sido responsável pela preparação de milhares de profissionais, que hoje atuam em diversas carreiras. É um importante legado, sem o qual o Maranhão estaria enfrentando carência de mão de obra especializada, tendo em vista o processo de desenvolvimento que o estado hoje experimenta.

A apuração conduzida pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) não deixa dúvida quanto à neutralidade do Uniceuma no episódio. Todas as evidências apontam para um agente externo, que usou os conhecimentos tecnológicos que detém para violar o sistema de lançamento de notas. Devido à agilidade com que o inquérito policial transcorre e à postura transparente da instituição, a tendência é de que os envolvidos sejam identificados e punidos exemplarmente o mais breve possível.

Devido à invasão do seu banco de dados, o Uniceuma, que já investia alto em segurança de informação, anunciou que destinará ainda mais recursos humanos e materiais para essa área, recorrendo ao que há de mais moderno em tecnologia no mercado. Os atuais alunos e aqueles que pretendem ingressar em qualquer curso da instituição podem ficar certos de que a fraude detectada será punida com rigor, para que fato tão lamentável não mais se repita.

Por ser, reconhecidamente, um centro educacional de qualidade, o Uniceuma experimenta, há vários anos, um processo de franca expansão. São mais de 15 mil alunos, distribuídos em três campi em São Luís (Renascença, Cohama e Anil) e uma unidade de ensino à distância, em Bacabal. A estrutura pujante foi consolidada à custa de muito empenho, competência e credibilidade, que continuarão alicerçando todas as práticas educacionais adotadas pela instituição.

Ante a dimensão ampla que o caso tomou, é necessária a redefinição de critérios e procedimentos, no que se refere à segurança de dados. O desfecho da investigação policial apontará os rumos que deverão ser tomados pelo Uniceuma para não só evitar novas violações, como manter e até mesmo reforçar a confiança da sociedade maranhense.

É o que todos esperam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.