30 de março de 2012

AL homenageia maranhense que combateu na 2ª Guerra Mundial










Waldemar Têrr / Agência Assembleia
(Foto: Stefano Martini)
A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (30), sessão especial para homenagear o ex-combatente maranhense na 2ª Guerra Mundial, o major-brigadeiro do ar e aviador da Aeronáutica, Rui Barboza Moreira Lima, que completa 93 anos em junho; e o único piloto remanescente do conflito ainda vivo no Estado e o segundo no país. A homenagem foi com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão.

A sessão foi presidida pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Neto Evangelista (PSDB), que destacou o heroísmo, a bravura e os feitos do combatente maranhense no conflito bélico mundial.

Apesar da idade, o major-brigadeiro mostrou-se firme, ágil e bem humorado; e arrancou novos aplausos dos participantes ao agradecer de forma brincalhona a saudação inicial. Moreira Lima disse que se lembrava muito bem de todos os fatos relacionados e das batalhas que participou em Pisa, cidade italiana onde serviu representando o Brasil.

Agradeceu de forma enfática a homenagem prestada pela Assembleia e relacionou diversas passagens de sua vida no longo tempo dedicado à Aeronáutica brasileira. Nascido num povoado de Carolina, que ficou agora com o novo município de Formosa da Serra Negra, o major foi aos 20 anos para o Rio de Janeiro, sempre disposto a investir na carreira militar e, após anos de treinamento no Brasil e nos Estados Unidos, em 1944 integrou o grupo de combatentes como aviador que o país enviou à 2º Guerra Mundial, na Itália.

Um plenário lotado de amigos e familiares prestou por diversas vezes homenagem ao ex-combatente, em forma de aplausos, por conta dos feitos do maranhense. Moreira Lima agradeceu de forma carinhosa a todas as manifestações e conversou com várias pessoas antes e após a realização da sessão, enfatizando por diversas vezes o orgulho de ter servido representando as bandeiras do país e do Maranhão.

O deputado Neto Evangelista enfatizou que é a Assembleia que se sentia orgulhosa por haver prestado homenagem a um maranhense que tão bem serviu ao Brasil, representando o Maranhão; e que foi uma das medalhas mais justa entregue pela Casa.

Também estiveram na sessão representantes da Aeronáutica, da Capitania dos Portos, do Centro de Lançamento de Alcântara, do Governo do Estado, o secretário de Cultura, Luiz Bulcão, e da Câmara Municipal de São Luís, vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).

A homenagem foi prestada ao ex-combatente por conta de projeto apresentado ainda quando o ex-deputado Giovane Castro estava no exercício do mandato, mas que agora foi resgatado pela deputada Gardênia Castelo (PSDB).

2 comentários:

  1. Este soldado merece esta homenagem, pois combateu as tropas fascistas.

    ResponderExcluir
  2. este cidadão não é digno de homenagens.mas sim de repudio.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.