30 de março de 2012

Assembleia realiza Sessão Solene em homenagem aos 90 anos do PCdoB





Herbett Morais / Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (29), a partir das 11h, no plenário deputado Nagib Haickel, por iniciativa do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PC do B), Sessão Solene em comemoração ao 90º aniversário do Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Rubens Júnior esclareceu que o PCdoB é o partido mais antigo em atividade no Brasil e sempre esteve presente nas principais batalhas do povo brasileiro, resistindo à ditadura, às opressões e, muitas vezes, pagando com a própria vida e indo para a ilegalidade.

Para o deputado, nada melhor que uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Maranhão, como a que estava sendo realizada, para homenagear o partido, que na avaliação dele tem lutado muito para consolidar a democracia e combater as injustiças em todo o Brasil e no Estado do Maranhão.

A sessão foi marcada pela presença de várias autoridades políticas do estado e lideranças partidárias, entre elas, os pré-candidatos a prefeitos de São Luís, Tadeu Palácio (PP), Eliziane Gama (PPS), Bira do Pindaré (PT), Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Werverton Araujo (PDT),o deputado Marcelo Tavares(PSB) e o ex-deputado Edivaldo Holanda(PTC).

CONQUISTAS

O destaque da solenidade ficou por conta do secretário de comunicação do PCdoB Nacional, José Reinaldo de Carvalho, o qual registrou que, de norte a sul do país, a militância do Partido Comunista do Brasil manifesta de diferentes maneiras o justo orgulho de pertencer a uma organização de vanguarda, que tanto tem contribuído para as conquistas políticas e sociais do povo brasileiro e está em permanente luta por transformações revolucionárias no Brasil e no mundo.

Para Reinaldo, a celebração do 90º aniversário do partido, que transcorreu em 25 de março, enseja reflexões sobre o legado da história gloriosa vivida de 1922 até os dias atuais, a natureza do partido, seus objetivos, ideologia, composição social das fileiras, tarefas do momento e perspectivas.

Lembrou, ainda, que o legado do PCdoB está “na contribuição que deu às lutas e conquistas dos trabalhadores, à defesa da soberania nacional, à democracia e à luta anti-imperialista internacional, o Partido Comunista do Brasil afiançou-se como uma organização política indispensável na luta pela emancipação nacional e social, pela construção de uma sociedade justa, livre da opressão e exploração capitalistas”.

Segundo ele, todas as conquistas democráticas, patrióticas e sociais do povo brasileiro são indissociáveis da luta dos comunistas durante estas nove décadas. Por isso, a data em que se comemora o aniversário da fundação do partido não pertence apenas aos comunistas, mas a todo o povo brasileiro, às forças políticas que sinceramente lutam por um Brasil democrático, soberano, socialmente justo e progressista.

O dirigente Nacional do PCdoB encerrou sua fala afirmando que “este é o curso concreto sobre o qual podemos e devemos construir um grande e forte partido comunista, herdeiro do legado revolucionário dos 90 anos transcorridos, e capacitá-lo a desempenhar um papel decisivo na luta pelo socialismo no Brasil. Segurar com firmeza esta bandeira e cumprir esta tarefa é o que corresponde à atual geração de comunistas. Viva o povo brasileiro! Viva o PCdoB!”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.