24 de março de 2012

Escândalo no BNB: Em Santa Inês funcionário é demitido







O escândalo que mostra operações de empréstimos no Maranhão pelo Banco do Nordeste do Brasil envolve gerentes de agências no interior do Estado. Três deles foram afastados, mas continuam funcionários com cargos razoáveis no banco.

Em Pinheiro, um deles, da gerência de crédito, utilizava as operaçõers para consolidar sua candidatura a vereador por aquele muniícpío. Liberou empréstimos para pequenos agricultores sem comprovação de renda ou lastro financeiro para pagar a dívida. E foi fastado do cargo, menos do banco.

Ainda na princesa da Baixada, o gerente da única agência fez liberações que até Deus duvida. Beneficiou ao ex-deputado Penaldon Moreira, que sempre apresentava laranjas, ao ex-prefeito Filuca Mendes e facilitou ao atual prefeito Zé Arlindo, no arremate de uma fazenda a preço bastante inferior.

A propriedade arrematada estava sob regime de penhora pelo banco, que pertencia a um juiz da atual corte eleitoral do TRE. O gerente, também, neste caso, foi afastado.

Na cidade de Santa Inês, o processo se reverteu ao contrário. O denunciante de uma negociata, funcionário da agência do BNB daquela localidade, foi afastado da função por causa da denúncia feita por ele.

Já em Balsas, o gerente foi removido depois de uma operação nada regular. Meses depois, outras operações de empréstimos foram aprovadas com a desaprovação do comité técnico do banco.

Do Ceará, são inúmeras as aprovações de operações de créditos junto ao BNB. A bancada federal governista do PMDB cearense avaliza a direção do banco junto ao governo da presidente Dilma. Lastimável!

Um comentário:

  1. Infelizmente é uma realidade, imperam as falcatruas enquanto que quem realmente trabalha com honestidade se depara com muitas portas fechadas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.