20 de março de 2012

Monção dá exemplo de gestão pública, diz estudo





Monção dá exemplo de gestão pública, de acordo com o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal divulgado no último fim de semana.
O município ocupa a 36º lugar no Ranking estadual. À frente de municípios como São Luis, Imperatriz e os vizinhos Santa Inês e Pindaré.


Clique aqui para Acessar o site do IFGF 

                                                                                                                                 Dados de Monção
Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF)

Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.

Apesar da determinação da lei, os dados referentes ao exercício fiscal de 2010 de 297 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes.

A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.

Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.

Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.

Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Outra importante característica é sua metodologia, que permite tanto comparação relativa quanto absoluta. Ou seja, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos, o que torna possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

Veja o gráfico do desempenho de Santa Inês de acordo com o índice FIRJAN




Santa Inês ocupa o 46º lugar no ranking do estado.

3 comentários:

  1. A Firjan é uma instituição de respeito e credibilidade. Moro no RJ a 8 anos e tenho muita saudade de Pindaré-Mirim e de Monção. Acompanho sempre o blog da Daniel Aguiar para saber o que anda acontecendo por aí assim mato um pouco da saudade. É bom saber que Monção está sendo bem cuidada. um beijo aos meus amigos da rua da Palmeira em Pindaré.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que conheço de perto a administração da prefeita Paulinha estes dados só podem ser forjados por ela mesma. Perdi a crença na Firjan que considerava uma instituição de credibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Tufilândia alcançou uma posição muito melhor no ranking do FIRJAN e você não comentou nada. Podes comprovar, já que passou em branco. Tufilândia ficou em trigésimo lugar e Monção no trigésimo nono.Mas esses índices não revelam nada é só verificar as cidades que estão no topo. Bacabeira, por exemplo, aparece lá em cima por receber grandes investimentos, como a Refinaria Premium I. Dinheiro do Governo Federal.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.