28 de março de 2012

Projeto de lei declara Santa Inês "Capital do Vale do Pindaré"








Um projeto de lei de autoria da deputada estadual Vianey Bringel (PMDB) declara o município de Santa Inês "Capital do Vale do Pindaré". Para a deputada, Santa Inês merece oficializar título considerando a importância do comércio local para a região (sendo assim a sede comercial para vários municípios em um raio de 200 km) e o fato de possuir uma área privilegiada de acessos rodoviários, ferroviário, hidroviário e aeroviário.

Abaixo o texto completo do Projeto de Lei divulgado no site da Assembléia Legislativa do Maranhão nessa terça-feira, 27.


PROJETO DE LEI Nº 045 / 12

Declara o Município de Santa Inês “Capital do Vale do Pindaré”, no estado do Maranhão.

Art. 1º – Fica declarado o Município de Santa Inês, como a Capital do Vale do Pindaré, no Estado do Maranhão.

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Conhecida primitivamente como “Ponta da Linha”, por estar localizada em 1884, no final da via férrea construída pela Companhia Progresso Agrícola para percorrer as plantações de cana-de-açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré-Mirim, Santa Inês deve sua
origem a esse importante empreendimento agroindustrial.

Santa Inês que antes teve vários nomes, no inicio povoado chamado de ponta da linha devido ao trem carregava a cana para o engenho de Pindaré-mirim que na época Santa Inês era município de Pindaré.

A rua do comércio, antes chamada de rua da boiada, era o caminho percorrido pelas carroças de bois que carregavam as canasde-açúcar para o engenho situado em Pindaré, e foi uma das primeiras cidades do Maranhão a receber luz elétrica.

Com o encerramento das atividades produtivas do Engenho Central por volta de 1910, a população de “Ponta da Linha” passou a dedicar-se à cultura de algodão, arroz, milho e mandioca, porém continuou dependendo de Pindaré-Mirim, a quem era subordinado administrativamente e por onde sua produção era escoada. 

Muito procurado por famílias nordestinas, que constituem atualmente, com seus descendentes, mais da metade da população local, o povoado cresceu rapidamente, a ponto de, no início da década de 60, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município a que pertencia.

Em 14 de março de 1967, o antigo povoado de “Ponta da Linha”, já então conhecido como Santa Inês, conquistou sua autonomia.

Beneficiado pela passagem da BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás em sua sede, o município de Santa Inês é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura.

Santa Inês hoje possui uma população de 78.182 habitantes e fica a 243 km da capital do estado, São Luís. Possui uma área privilegiada por ter vários acessos rodoviários: (BR-316 e BR-222), ferroviário:

Ferro via Carajás (CVRD), hidr oviár io : P orto de Pindaré e
aeroviário: Aeroporto Regional João Silva (SJBY) c om pista homologada em pavimento asfáltico de 1500x30 metros.

A cidade de Santa I nês está em um forte processo de conurbação com Pindaré-Mirim. Juntas, as cidades contam com cerca de 120.000 habitantes. Porém a cidade tem total influência a outras cidades próximas como: Bela Vista, Pio XII, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Santa Luzia e Tufilândia.

Este Projeto de Lei visa a declarar Santa Inês como “Capital do Vale do Pindaré”, haja vista a importância de seu comércio para a região, sendo assim a sede comercial para vários municípios em um raio de 200 km., e de possuir uma área privilegiada de acessos
rodoviários, ferroviário, hidroviário e aeroviário.

Portanto, diante do exposto, tal projeto se justifica. 

Plenário Deputado “NAGIB HAICKEL”, do Palácio do “Manoel Bequimão” em São Luís, 21 de março de 2012. 

 VIANEY BRINGEL – PMDB - Deputada Estadual

6 comentários:

  1. CLAUDIVAN ALCÂNTARA:Falando em trabalho e competência veja mais um exemplo, ai e que fica difícil fazer comparações. Na história de nossa cidade a deputada VIANEY BRINGEL estar se eternizando com seu trabalho. Mais uma coisa, qual deputado recebe as pessoas toda semana em sua residência prestando assistência no social? Qual deputado faz o social assim como a nossa deputada no maranhão?

    ResponderExcluir
  2. Esta sim é uma pessoa que valeu a pena votar nela, leva o nome de nossa cidade para onde vai, na assembléia faz seus pedidos e sempre lembrando do nosso município, aqui parabenizo a nossa Deputada por seu excelente trabalho no legislativo maranhense.

    ResponderExcluir
  3. Eu nem acredito que eu li isso desse Claudivan...
    Que bosta é essa?
    Meu jovem leia a diferença entre social e politicagem
    O correto seria oferecer serviços básicos de saúde, trabalho e oportunidades de estudo pra ninguem andar lá na casa dela pedindo nada. Isso não é social , é oportunismo. Uma característica da politicagem. Prender as pessoas em favores. E outra: eu queria que a deputada colocasse mais projetos concretos e menos coisas abstratas. Em vez de fazer um projeto besta desses ela tinha que fazer indicações propondo :
    FACULDADE PÚBLICA pra o pessoal não ir parar no Paraíba. FEIRINHA DA BARREIRINHA pq aquele povo também merece respeito.
    HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL pq o povo quer uma saúde melhor. E tantas outras coisas. Para de se contentar com pouca coisa.

    ResponderExcluir
  4. DEPUTADA, QUE TAL UM HOSPITAL DE REFERENCIA, OU ATE UMA UPA?? OU QUEM SABE UM CENTRO DE CONVENÇOES, CAMPUS DA UFMA? EXTENSOES DE CURSOS DO CESSIN??? VIADUTO ENTRE AS BRS 316 E 222 NAS LARANJEIRAS,DISTRITO INDUSTRIAL????ESTADIO DE FUTEBOL, BIBLIOTECA, INDUSTRIAS, ESGOTO, SANEAMENTO ETC/??? OU FICAR APENAS CRIANDO DATAS?? FALA SERIO!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ribamar depois de 8 anos tá parecendo o Tiririca na campanha. "Sabe o faz um Depudado Federal?... Agora me digam o que o Ribamar alves fez pra ser Realizado: UM HOSPITAL DE REFERENCIA, OU ATE UMA UPA?? OU QUEM SABE UM CENTRO DE CONVENÇOES, CAMPUS DA UFMA? EXTENSOES DE CURSOS DO CESSIN??? VIADUTO ENTRE AS BRS 316 E 222 NAS LARANJEIRAS,DISTRITO INDUSTRIAL????ESTADIO DE FUTEBOL, BIBLIOTECA, INDUSTRIAS, ESGOTO, SANEAMENTO ETC...

    Afinal já passou 8 anos (OOOOOOOOOOIIIIIIIIIITTTTTTTTOOOOOOO ANOS) E o que foi Feito ou ajudado pelo Deputado FEDERAL na nossa Cidade? Vianey só esta 1 ano e 3 meses como ESTADUAL. Imagina o que ela pode fazer em 8?

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de minha cidade... mas acho que deveria ser feita muito coisa, concordam?
    e para ser CHAMADA DE CAPITAL,a imagem dela não está nada, nada bonita!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.