20 de março de 2012

Projeto de lei obriga formandos da Uema a trabalharem 2 anos no MA




O deputado Manoel Ribeiro (PT) informou, nesta segunda-feira (19), durante pronunciamento na tribuna, que protocolou projeto de lei na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sugerindo a obrigação do trabalho, remunerado, por dois anos, de todos os formandos de outros Estados na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). 

Depois de protocolado na Mesa Diretora, o projeto de lei será publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. Posteriormente, a proposição será apreciada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e outras comissões técnicas competentes. Em seguida, o projeto será votado em plenário.

Para o deputado Manoel Ribeiro, a medida já foi instituída em outros Estados da Federação como o Pará. Segundo Manoel, a ideia da proposição é evitar a evasão de cerca de 70% dos técnicos que, no final do curso superior, vão embora para outros estados.

O parlamentar garante que o Estado do Maranhão precisa dos técnicos que vão embora para outros Estados, principalmente dos formandos nas áreas de medicina, farmácia, odontologia, engenharia, agronomia, arquitetura e outros importantes cursos superiores disponibilizados por meio da Uema.

Manoel citou como exemplo o ex-governador José Reinaldo Tavares, que se formou em engenharia no Ceará, e foi obrigado a ficar trabalhando durante dois anos no Estado. “No Pará, a Universidade de Agronomia e Engenharia obriga todos os formados permanecerem dois anos trabalhando no Estado”, assinala.

Ribeiro observa que seu projeto de lei está aberto a emendas, que podem ser apresentadas pelos colegas deputados. Ele sugere que a proposição possa permitir aos formandos da Uema realizar pós-graduação em outro Estado, e depois voltar ao Maranhão para trabalhar por dois anos.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.