2 de março de 2012

Sexta, na Câmara...02/03/12





O vereador Aldoniro Muniz não compareceu à sessão desta sexta-feira, 2. A galeria também não estava tão movimentada, o que não foge ao costumeiro. A sessão foi rápida. Mas, cada vereador teve tempo suficiente para falar sobre algo que julga ser importante para o povo.

Creusa da Caixa, como de costume, cobrou agilidade na execução de projetos incluídos no orçamento do município para este ano. Além disso, a vereadora usou a tribuna para repercutir uma reivindicação de professores da rede municipal de ensino. Segundo Creusa, muitos educadores dizem não à proposta do município de criar o décimo quarto salário para a categoria. "Os professores preferem que o valor do abono seja dividido e fixado como aumento salarial e não como décimo quarto salário. Isso porque eles temem que em um ano esse salário seja pago e no seguinte, não. Se for definido em forma de aumento salarial, algo fixo, os professores ficarão mais tranquilos," disse a vereadora.

O vereador Nazeu Rodrigues concordou com o argumento dos professores acrescentou: " Além do que, o décimo quarto salário não é legal".

Nazeu falou ainda (ou voltou a falar) sobre a situação de abandono total do prédio do Country Club. Para o vereador, o município deve intervir imediatamente no caso e reaproveitar a área em benefício da comunidade.

Deutz Cavalcante também tocou no assunto do clube abandonado. "Naquela área pode ser construído um mercado, um shopping, uma praça, uma escola... qualquer coisa que beneficie a população. No momento o local está sendo usado somente para orgias e uso de drogas," finalizou.

Moacir Veríssimo falou sobre reclamações de moradores com relação a iluminação pública. "Eu tenho uma obra em construção na Avenida Brasil e nos últimos quatro dias que vou lá à noite tá tudo na escuridão," informou o vereador.

Orlando Mendes convidou, simpatizantes, filiados e presidentes de diretórios municipais do PDT em toda a Região do Vale do Pindaré para participarem de um grande encontro da sigla a ser realizado no próximo dia 15. O encontro será no auditório da Câmara de Vereadores de Santa Inês das 9h às 14h e deve contar com a presença do presidente do PDT no Maranhão, Julião Amin.

Orlando falou ainda sobre reclamações de moradores relacionadas à problemas na iluminação pública de ruas e avenidas de Santa Inês. "O prefeito construiu muitas ruas e avenidas bonitas no aeroporto, no Sabbak, na Vila Marcone, nas laranjeiras, na Vila Militar e muitas outras. Mas, tem muitas lâmpadas quebradas e queimadas que precisam ser substituídas. Várias ruas estão na escuridão na cidade e em povoados também". Orlando continuou no assunto, desta vez convidando responsáveis pela iluminação pública do município a percorrerem ruas e avenidas de Santa Inês para identificar os problemas e saná-los.

O pedetista usou a tribuna para falar ainda sobre o Bolsa Família e pediu que os responsáveis pelo setor olhasse com mais carinho para essas pessoas necessitadas que precisam dessa assistência. Orlando citou o caso da família do pequeno Pedro Artur Gomes, de apenas um ano de idade, morador da rua 21 de abril, que há 90 dias espera o cadastro ser aprovado.

O vereador finalizou o discurso mandando um recado: "Nesse período pré-eleitoral a gente é bombardeado. Até aí tudo bem. Faz parte do processo, mas existem aqueles piolhos de prefeito que sempre estão ali desde o Cabral, que ficam usando o que os vereadores falam na tribuna para tentar denegria a imagem e a história do parlamentar. A esses piolhos eu só tenho uma coisa a dizer: procurem seus lugares e respeitem os parlamentares e a comunidade de Santa Inês. Meu muito obrigado e bom dia".

 Toinha Leal falou sobre infraestrutura e sinalização de trânsito em ruas e avenidas que cortam o centro da cidade. "Bringel ajeitou muitas ruas de Santa Inês, mas desde que houve a mudança no trânsito de Santa Inês, a exemplo os ônibus que mudaram o trajeto da rua do comércio para a Governador Sarney, o tráfego de veículos começou a fluir intensivamente por ruas transversais. É preciso que essas ruas recebam sinalização adequada e algumas precisam de reparos urgentes".

Manoel do Sindicato reclamou de ataques verbais de pessoas que, segundo ele "as vezes não conhece o trabalho dos vereadores". Teve um ouvindo do programa do Balbino que falou muito mal dos vereadores. Então eu convido a todos que acham que vereador não faz nada a visitar o gabinete dos vereadores e solicitar cópias dos requerimentos e solicitações feitos pelos mesmos. Deveriam também participar das sessões. Desta forma saberiam exatamente o que os vereadores estão fazendo," sugeriu o vereador.

O presidente Madeira de Melo encerrou a sessão informando convocando os vereadores para uma reunião interna sobre a programação oficial do dia 14 de março, dia do aniversário de emancipação polícia de Santa Inês. A reunião ocorreu no fim da manhã desta sexta-feira, 2.

Os detalhes você acompanha a qualquer momento aqui no Notas do Daniel Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.