9 de março de 2012

Sexta, na Câmara...09/03/12 - Homenagem às Mulheres





A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Inês desta sexta-feira (9), foi comemorativa. A casa homenageou as mulheres do município. Lamentavelmente (mas, que não foge ao costumeiro) faltou divulgação. A galeria estava praticamente vazia. Os trabalhos foram encerrados há poucos minutos (11h)


Antes de dar início às homenagens, a vereadora Otacília Rios, leu os requerimentos. O que de fato chamou a atenção - pela importância e urgência - foi o requerimento do vereador Orlando Mendes (PDT). Orlando solicitou ao presidente da casa que encaminhe ofício à gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Santa Inês para que a mesma esclareça a real situação das escolas da rede estadual de ensino localizadas no município. 

Nesta semana professores da escola Estado de Pernambuco realizaram uma discussão sobre o assunto. É cada dia mais iminente a possibilidade de a Estado de Pernambuco fechar as portas. O fechamento foi negado no início do deste ano pela gestora, mas fatos novos parecem ter mudado o rumo da história daquela escola.


O Governo do Estado bateu o martelo decidindo pela devolução do ensino fundamental a quem é de responsabilidade, os municípios. De acordo com professores, no Centro de Ensino Estado de Pernambuco não há mais ensino médio, apenas fundamental. Como o prédio é do governo do estado, surge, então, o impasse. Os professores temem que a escola seja realmente fechada. 


Por isso o vereador Orlando Mendes saiu em defesa dos professores. Para o pedetista, essa audiência com a gestora regional pode ajudar a esclarecer a questão.


Daí em diante a sessão foi dedicada às mulheres. O presidente Madeira de Melo cedeu a cadeira de presidente e a mesa diretora foi ocupada pelas três mulheres vereadoras de Santa Inês: Otacília Rios, Creusa da Caixa e Toinha Leal.


Quem estava na galeria teve oportunidade de ir à tribuna fazer sua homenagem. Duas mulheres agradeceram a oportunidade e falaram das dificuldades e felicidade em ser do sexo feminino.


Em seguida a palavra foi franqueada aos demais membros da casa. Todos usaram a tribuna e lançaram mensagens de congratulação pela passagem do dia internacional da mulher.


As vereadoras Toinha Leal e Creusa da Caixa lembraram um pouco da história sobre o dia 8 de março.
Creusa da Caixa


As mulheres empregadas em fábricasde vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América.


Para encerrar a sessão, as poucas mulheres que ocupavam a galeria receberam brindes e se reuniram com os vereadores para uma foto que deve fixada no mural da Câmara nos próximos dias.




  

Um comentário:

  1. Os vereadores vivem durante todos os seus mandatos, procurando sempre uma oportunidade para justificar a utilidade dessa função para o povo: título de cidadão e dia das mulheres. Só que na época de campanha eles prometem educação de qualidade, geração de emprego para todos, saúde de primeiro mundo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.