18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil






(Foto: Civaldo Lopes)
Alto Alegre do Pindaré é referência no Nordeste quando o assunto em questão é a intensidade dos trabalhos pela valorização da leitura na escola.  O município já foi tema de inúmeras reportagens em revistas e jornais de grande circulação no País nos últimos quatro anos. A revista Crescer, por exemplo, cita Alto Alegre do Pindaré na matéria "Valorização da leitura é alternativa para melhorar o aprendizado". De acordo com o texto, o município maranhense é um exemplo no tocante às atividades realizadas em redes municipais para valorizar a leitura e, assim, melhorar o aprendizado. Estas ações estão retratadas no estudo “Redes de Aprendizagem - Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender”, elaborado por uma parceria entre o Ministério da Educação, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação) apresentado pelo ministro Fernando Haddad.
 

Nesta quarta-feira, dia 18 de abril, mais uma vez Alto Alegre dá mostras de que anda afiado com a educação dos estudantes. Hoje é o dia nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida por ser o dia em que nasceu  um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato.
(Foto: Civaldo Lopes)

Em comemoração a esta data, a Casa do Professor, em parceria com as escolas Municipais Francisco Batista e Sudário Brilhante, realizou na manhã desta quarta-feira, 18 uma animada passeata pelas principais ruas da Cidade de Alto Alegre do Pindaré com as crianças do Ensino Fundamental Menor; e a parte lúdica da programação continua na Casa do Professor no período da tarde. Além das comemorações alusivas à data, a ação tem como objetivo incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.

Segundo a Coordenadora da Casa do Professor, Zilda Rodrigues, é preciso despertar no público infantil a vontade de visitar os acervos das bibliotecas e a curiosidade sobre os livros que lá se encontram. “Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! O livro é mágico! Por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar”, acrescentou ela.



Por Daniel Aguiar
Com informações e fotos do Blog do Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.