24 de abril de 2012

Pio XII: Educadores decidem pela continuidade da greve





Educadores iniciaram a greve no último dia 17
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (24), os educadores da rede municipal de ensino de Pio XII decidiram continuar a greve geral da categoria iniciada no último dia 17. 

A secretária de educação de Pio XII, Meirelene Froes, enviou à direção do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão), uma planilha em que tenta provar que não é possível dar o aumento reivindicado pelos grevistas. No entanto, a categoria rechaçou a planilha, por considerar que ela não prova os gastos que afirma ter.

Meirelene Froes se comprometeu também a enviar à assembleia a relação de funcionários contratados sem processo seletivo, contudo, até o final da reunião a lista não chegou ao conhecimento dos educadores.

Depois da assembleia, a categoria saiu em passeata pelas ruas da cidade. Para amanhã, estão previstas mobilizações e piquetes nas escolas que estão com funcionários contratados trabalhando.

Comando de greve deve exigir negociações públicas

Em duas oportunidades, a direção do Sinproesemma se reuniu com a secretária de educação, tendo como local de reunião a própria casa da secretária. A primeira reunião contou inclusive com a presença do prefeito de Pio XII, Mundiquinho Batalha.

Uma greve exige negociações públicas e transparentes e, consequentemente, lugares públicos para se reunir e negociar. Casa de secretária e de prefeito não é lugar apropriado para se fazer negociações coletivas, que envolvem o destino de toda uma categoria profissional. Lugares públicos (sede do sindicato, secretaria de educação) servem para negociações; lugares privados (casa de secretários, casa de prefeito) servem para negociatas.

Conheça as reivindicações dos grevistas:

Editado por Daniel Aguiar
Via Notícias de Pio XII

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.