18 de junho de 2012

Aplicativo de moda criado por maranhense faz sucesso mundial




Manoel Franklin (27), trabalha com informática
desde os 16 anos (Foto: Divulgação)
Apostando na tendência de sucesso dos blogs de moda, o maranhense Manoel Franklin da Costa, morador da cidade de São Paulo desde 2007, foi o responsável por um dos últimos lançamentos mais bem sucedidos do meio virtual, o aplicativo Scarpin.me que permite, aos usuários da Apple, o acesso a uma rede social inteiramente focada em moda.

Em 29 de maio deste ano foi lançado o Scarpin.me, aplicativo em forma de rede social cujo único foco é a moda. O programa se utiliza da publicação de fotos que mostram os "looks do dia" de cada usuário, postagens populares nos blogs de moda que, no ambiente criado por Manoel Franklin, podem ser vistos curtidos e publicados em um meio dedicado somente a eles.

Formado em Sistema de Informação desde 2005, curso que realizou em São Luís, Manoel conta que trabalha com informática desde os 16 anos. Em entrevista ao G1, o maranhense explica que foi ao comprar seu primeiro iPhone, há mais ou menos um ano, que desenvolveu os primeiros interesses na criação de programas para o sistema iOS. A partir de então, o rapaz de 27 anos passou a estudar, muitas vezes por conta própria, e a produzir os próprios aplicativos como uma espécie de hobbie.

Foi como assíduo usuário do Instagram, aplicativo popular de compartilhamento e tratamento de fotos, que Manoel Franklin percebeu um certo público que se utilizava desta rede social, assim como do facebook, para trocar informações, conhecer e criar tendências de moda. Pensando em facilitar a vida dos interessados no mundo fashion, o maranhense decidiu criair um ambiente que reunisse todas as ferramentas que esse público buscava.

Aplicativo permite interação entre usuários
(Foto: Divulgação)
O Scarpin.me acabou se tornando uma junção das características favoritas mais utilizadas pelo público jovem em redes sociais, só que direcionadas ao mundo da moda, área que Manoel reconhece como "a bola da vez". O programa funciona da seguinte forma: após baixá-lo gratuitamenta através da Apple Store (loja on-line da empresa Apple), o usuário deve criar uma conta, por onde poderá publicar fotos de seus "looks do dia" em diferentes formatos de montagens. Em seu pacote básico, o Scarpin.me oferece dois formatos simples que são gratuitos, além de oferecer ferramentas de busca por usuários ou peças de roupas. A aquisição dos demais formatos disponibilizados pela ferramenta são pagos, política já comum em outros aplicativos da Apple.

O ambiente virtual criado pelo aplicativo promove a interação via ações como curtir, seguir e comentar as fotos publicadas e está disponível também em versões em inglês e espanhol. Segundo o criador do produto, o sucesso tem sido grande desde o lançamento, chamando atenção, inclusive, do público internacional que já representa de 10% a 20% do total de usuários.

(Do G1 MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.