14 de junho de 2012

Gestores e técnicos participam do Encontro Estadual do Livro Didático







 Gestores escolares, supervisores, representantes das Unidades Regionais de Educação (UREs) e de prefeituras participam, em São Luís, do IV Encontro Estadual do Livro Didático, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). No encontro, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação e da Supervisão de Bibliotecas Escolares (Sube) da Seduc prestam orientações e informações sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As informações vão subsidiar as escolas estaduais para o bom desenvolvimento do Programa em todo o Maranhão.

No primeiro dia, os palestrantes mostraram todo o processo realizado para a concessão dos livros às escolas, desde a pré-análise feita por técnicos do FNDE e institutos especializados até a escolha dos títulos nas escolas e a logística de distribuição do material didático para todo o país. A distribuição é feita a cada ano para um dos três ciclos: dois no Ensino Fundamental (1º a 5º anos e do 6º ao 9º anos) e Ensino Médio. Os livros devem ser utilizados por três anos, sendo devolvidos à escola ao fim de cada ano letivo.

Além de mostrar como funciona o Programa Nacional do Livro Didático, técnicas do FNDE e da Seduc fizeram palestras sobre o processo de escolha do material, que é feito nas escolas, por coordenadores pedagógicos, supervisores e professores. Os 280 participantes do Encontro vão repassar essas informações nas Unidades Regionais de Educação. “É importante participar desse encontro, para informar nossos servidores que vão trabalhar na escolha dos livros em cada escola”, afirmou a coordenadora do Livro Didático de Pedreiras, Sandra Borges.

O programa também é recebido como uma ação fundamental para a melhoria dos índices de educação. “Nossos alunos são carentes, então os livros são de muita importância para melhorar a educação em nossas escolas”, disse o secretário municipal de Educação de Presidente Dutra, Carlos Alves. Essa é também uma das metas do PNLD, segundo a técnica da Coordenação de Apoio às Redes de Ensino do FNDE, Osvaldete Rocha. “A intenção é fazer o aluno ler, pesquisar e efetivamente aprender com os livros”, declarou ela, na abertura do Encontro.

Parceria

O prazo para escolha dos livros do ano letivo de 2013 começa nesta sexta-feira (15) e termina no dia 1º de julho. Não há prorrogação do prazo, informa o professor Joacy Santos, que faz parte da equipe de coordenação do Programa Estadual do Livro Didático. A escolha é feita pela internet, no site do FNDE (www.fnde.gov.br).

Entre os 280 participantes do Encontro, 47 representam Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação. A secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, reforçou a importância de parceria entre as redes municipais e a estadual. “Que nós façamos dessa nossa parceria uma alavanca imensa para a melhoria da nossa educação”, declarou ela, na abertura do Encontro.

A articulação da Seduc com os municípios é um dos temas da programação desta sexta-feira, que começa às 8h da manhã, no auditório do Sesc Olho d’Água. Também haverá apresentação do Guia Didático 2013, utilizado para a escolha dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.