23 de agosto de 2012

Escutec/OEstado: Dr. Alberto lidera corrida por votos em Zé Doca







Fonte: O Estado do Maranhão

Alberto Carvalho Gomes, o Dr. Alberto (PTB), da coligação "Zé Doca, o Futuro é Agora", é o candidato a prefeito que lidera a corrida eleitoral na cidade de Zé Doca em intenções de votos, com 43,8% de preferência do eleitorado. É o que revela a pesquisa Escutec/O Estado, realizada entre os dias 17 e 18 deste mês e que entrevistou 400 eleitores com faixa etária a partir de 16 anos de idade. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00102/2012, tem margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Dr. Alberto, que é médico, tem o apoio dos partidos PP, PDT, PTB PMDB, PTN, PR, PRTB, PMN, PSB e PCdoB para alcançar a eleição no município.

Segundo colocado nas pesquisas, o candidato Raimundo Nonato Sampaio, o Natim (PSC), que busca a reeleição pela coligação "Unidos Com o Povo", aparece no levantamento com 33,3% de intenções de votos. Ele tem a sua candidatura alicerçada pelas legendas PSC, PHS, PTdoB, PSDB, PSL, PPS, PSDC, PV, DEM e PRP.

O último candidato na pesquisa Escutec/O Estado é José Ferreira Costa, o Zé Costa (PT), no pleito pela coligação "Zé Doca Não Pode Esperar", com 13,8% de preferência dos entrevistados. Além do PT, ele conta com o apoio do PRB.

Não souberam ou não responderam à pergunta 9,3% dos eleitores consultados.

Na pergunta, "independentemente de seu voto, quem você acha que será eleito novo prefeito de Zé Doca?", de resposta espontânea, 42,5% indicaram acreditar na vitória de Dr. Alberto, 32,5% apontaram Natim e apenas 11,8% afirmaram crer em vitória de Zé Costa. Não souberam ou não responderam o quesito, 13,3% dos entrevistados.

Rejeição - O atual prefeito Natim é o mais rejeitado entre os candidatos em Zé Doca, segundo o levantamento do Instituto Escutec. Ele aparece com 43% de indicações de eleitores contra a sua candidatura e um eventual segundo mandato. Dr. Alberto é o segundo mais rejeitado do pleito, com 23,3% dos entrevistados declarados contra o seu nome e com 14,3%, Zé Costa aparece como o candidato com o menor índice de rejeição. Ao todo, 19,5% dos eleitores não souberam ou não responderam o quesito.

O Instituto Escutec também quis saber dos eleitores como eles avaliam as atuais administrações federal, estadual e municipal. Ao todo, 91,5% aprovam o governo Dilma Rousseff (PT), 57,8% aprovam o governo Roseana Sarney (PMDB) e 49,5% aprovam a administração do prefeito Natim.

Mais

Do total de 400 entrevistados, 198 foram homens e 202 mulheres. Em relação a faixa etária, a maioria, 121 eleitores, ou 30,3% declararam ter de 25 a 34 anos de idade. Ao todo, 201 pessoas declararam ter estudado somente até a 4ª série do ensino fundamental e apenas 15 estão cursando ou concluíram o ensino superior. A pesquisa foi realizada em 12 bairros e povoados das zonas rural e urbana da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.