19 de novembro de 2012

CETECMA: Pré-vestibular gratuito em Santa Inês







Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), vai ofertar a partir desta quarta-feira (21), nova turma do curso Maranhão Profissional: Etapa Pré-vestibular, um curso preparatório para o vestibular, com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem), ofertando todas as disciplinas cobradas nos dois dias de prova. O curso tem duração de três meses e é voltado aos estudantes da rede básica de ensino do estado ou aos que já concluíram o ensino médio.

As aulas ocorrem nas 11 unidades dos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), em 89 escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e em 15 Batalhões da Polícia Militar, abrangendo 47 municípios do Maranhão. A lista completa das escolas e localização dos polos está disponível na página eletrônica da Sectec (www.sectec.ma.gov.br). Os alunos interessados ainda podem se inscrever nas escolas participantes ou procurar o Cetecma mais próximo.

O curso pré-vestibular conta com a estrutura utilizada nos cursos regulares do Cetecma, com aulas transmitidas em tempo real, via satélite, dos estúdios da Universidade Virtual do Maranhão (Univima). Laboratórios de Química, Física, Biologia, Matemática e Informática e auditório, são utilizados para conferir aos alunos maior suporte pedagógico. Os alunos inscritos também recebem material didático com apostilas de todas as disciplinas e, ainda, podem fazer um simulado para testar seus conhecimentos. Na primeira etapa, o curso pré-vestibular atendeu 4.743 alunos da rede pública de ensino.

Assim como todos os cursos oferecidos pelo Cetecma, o pré-vestibular é gratuito e sem processo seletivo. “Todos os nossos cursos são de livre ingresso, qualquer pessoa que queira se qualificar profissionalmente pode ingressar em um Cetecma apenas através de inscrição. No entanto, quando a procura é maior que o número de vagas oferecidas, temos o cuidado de filtrar as inscrições com base na renda familiar, egressos de escolas públicas e se o aluno está inserido no mercado de trabalho”, explica a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra.

A turma tem início na quarta-feira (21) e, se estende até de 20 de dezembro, quando entrará em recesso de fim ano. As aulas serão retomadas em fevereiro e se estenderão até abril de 2013.

Os Cetecmas

Atualmente os Cetecmas contam com uma rede de ações implementadas pelo Governo do Estado, por meio do Programa Integrado de Educação Profissional, “Maranhão Profissional”, cujos levantamentos de demanda de profissionais e áreas de atuação nos municípios do estado servem como base de encaminhamento dos melhores alunos do Cetecma, e também das instituições parceiras Senac, Senai e Ifma, ao programa “Estágio Viva Primeiro Emprego”, e finaliza com a contratação desses alunos nas empresas parceiras. “Antes não contávamos com esse suporte, agora existe essa multiplicidade de ações que favorece o estudante e o ajuda a ingressar no mercado de trabalho, ou seja, além da educação profissional de qualidade também é oferecida a oportunidade de absorção desses alunos no mercado de trabalho”, destaca Rosane Guerra.

Além do curso preparatório para o vestibular, os Centros Tecnológicos oferecem, por ano, em torno de 20 cursos técnicos e de qualificação profissionalizantes, como: Auxiliar Administrativo, Informática, Segurança no Trabalho, Idiomas, Nutrição e Saúde, entre outros. Até o final deste ano serão beneficiados mais de 61 mil estudantes em todo o Maranhão.

0 Comentários para “CETECMA: Pré-vestibular gratuito em Santa Inês”

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.