27 de novembro de 2012

Levantamento revela que Santa Inês está em situação satisfatória para a dengue este ano










(Foto/Internet)
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano revela que dois municípios maranhenses estão em situação de risco para a dengue; 18 em situação de alerta e 12 foram considerados satisfatórios. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

Os trabalhos preventivos realizados pela Secretaria de Saúde de Santa Inês coloca o município entre os 12 em situação satisfatória. A conscientização da população é parte fundamental para o desempenho de Santa Inês no levantamento.

De acordo com o estudo, os municípios de Mirador e Pastos Bons correm risco de surto de dengue.

Em situação de alerta estão Miranda do Norte, Colinas, Caxias, Imperatriz, Açailândia, Rosário, São João dos Patos, São José de Ribamar, Estreito, Tasso Fragoso, Grajaú, Barra do Corda, Bacabal, Paço do Lumiar, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Luzia e Itapecuru Mirim;

A pesquisa apresenta em estágio satisfatório os seguintes municípios: Timon, Balsas, Carolina, Santa Inês, Chapadinha, Raposa, Codó, Araioses, Barão de Grajaú, Barreirinhas, Pinheiro e Viana.

No Brasil, segundo o estudo, 77 municípios estão em situação de risco para a dengue; 375 em situação de alerta e 787 foram considerados satisfatórios.
O LIRAa é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.