13 de dezembro de 2012

Bira Comemora restauração do Engenho Central em Pindaré-Mirim







A presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, confirmou a ordem de serviço para recuperação, para restauração e adaptação do Engenho Central, em Pindaré-Mirim.

O deputado Bira do Pindaré (PT) mostrou-se extremamente satisfeito com essa medida, que é uma luta antiga dos moradores da cidade e do Vale do Pindaré. “O Engenho Central é um emblema referencial do desenvolvimento do Estado do Maranhão, de um momento da história do Maranhão, foi um dos maiores engenhos construídos na época, de todo o Brasil”, afirmou.

O impacto da instalação do Engenho Central, que tinha capital inglês, foi enorme para a cidade e para o Maranhão. A energia elétrica e a iluminação pública chegaram ao Maranhão por conta desse engenho – fundado em 1884 e movido por mão-de-obra do trabalho escravo.

O Engenho funcionou aproximadamente vinte anos, depois foi desativado, mas até hoje, sua estrutura está de pé, as estruturas mantidas como cartão postal da cidade de Pindaré-Mirim. No dia 17 de outubro deste ano foi assinada e publicada a ordem de serviço para que seja feito o projeto de restauração e recuperação e para a restauração do Engenho Central.

A presidente do IPHAN garantiu que recurso financeiro não faltará para as obras de recuperação. “Coloco-me inteiramente à disposição do IPHAN para que possamos fazer as parcerias necessárias. E quero me integrar como um filho daquela terra, que não teve a chance e a oportunidade de crescer em Pindaré-Mirim, mas tenho um laço afetivo, afinal de contas, carrego comigo o nome do rio que banha aquela cidade, o rio Pindaré”, destacou Bira.

Agência Assembléia

2 comentários:

  1. VOCÊ Merece!É um deputado (JOVEM ATUANTE E ADIMIRADO)O deputado Bira do Pindaré (PT) SE SENTE ORGULHOSO!E O MARANHENSSE TB!(O ANTIGO ENGENHO) movido por mão-de-obra do trabalho escravo.E mantidas como cartão postal da cidade de Pindaré-Mirim , VALEU!

    ResponderExcluir
  2. Focaram as atenções ao engenho central e esqueceram de cuidar do "pau da paciência", conhecida em toda região, por abrigar muito bichos preguiça.
    Deixaram a mesma secar até morrer.
    Lamentável !!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.