3 de janeiro de 2013

Igarapé do Meio recebe sementes de programa do Governo do Estado






Prefeito de Igarapé do Meio, Raimundinho, acompanha a entrega de 10kg de arroz a um agricultor familiar do município
O município de Igarapé do Meio recebeu sementes selecionadas para o plantio de arroz e milho que será iniciado nos próximos dias. A entrega simbólica das sementes ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3. Além de Igarapé do Meio, mais 25 municípios foram beneficiados, tanto na Região do Pindaré como na baixada maranhense.

A entrega simbólica dos insumos foi feita pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo; e pelo presidente da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes.


A distribuição das sementes faz parte do Programa Viva Sementes, pelo qual estão sendo distribuídas em todas as regiões maranhenses 605 toneladas de arroz e 900 toneladas de milho a 92 mil agricultores familiares, incluindo áreas quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.

Em Viana, a solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Francisco Gomes, além de secretários municipais e presidentes de sindicatos e agricultores da região.

O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que a semente está chegando às mãos dos produtores no momento certo do plantio. “Estamos contando com a parceria dos sindicatos rurais, das prefeituras e, principalmente, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, que é responsável pela distribuição das sementes”, afirmou Cláudio Azevedo.

Na regional de Viana, a previsão é de que até o próximo sábado sejam concluídas as entregas das 90 toneladas de arroz e milho aos 13 municípios. “A parceria entre a Agerp e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, vai possibilitar a entrega de mais 54 toneladas de sementes de milho para a região”, informou o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

O prefeito Francisco Gomes agradeceu pela distribuição das sementes e fez um apelo aos prefeitos da região para que seja feita uma parceria entre os governos estadual, municipal e federal. “Essa aliança vai fortalecer o setor produtivo e principalmente as comunidades rurais”, avaliou ele.

O presidente da Associação Comunitária de Ricoa, localizada em Viana, contou que as 60 famílias estavam aguardando as sementes para iniciar o plantio. “Nós esperamos concluir o plantio até o próximo sábado e a semente está chegando na hora certa, porque antes elas eram distribuídas depois das chuvas”, ressaltou.

Em Igarapé do Meio, a entrega simbólica das 3 toneladas de arroz e 3 toneladas de milho contou com a presença do prefeito Raimundo Damasceno. Ao todo, foram destinadas 90 toneladas para os 12 municípios que integram a regional de Santa Inês.

Além das sementes de arroz e milho, o governo estadual dará início à entrega de sementes de hortaliças (alface, melancia, abóbora, quiabo, cebolinha, maxixe, pepino, pimentão e coentro) a 2.440 famílias, com uma previsão de área plantada de 1.220 hectares.

A entrega simbólica de sementes de arroz e milho pelo governo estadual foi iniciada em dezembro do ano passado, quando os pequenos produtores dos municípios de Imperatriz, Zé Doca, Itapecuru Mirim e Timon receberam os insumos em eventos que contaram com a presença dos secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca), Luís Fernando Silva (Casa Civil), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) e Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.