24 de janeiro de 2013

Inertes há 15 anos, assistentes sociais mobilizam-se para fundar sindicato no MA












Será realizado amanhã (25), às 17 horas, no Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/MA, localizado na Rua de Nazaré, nº 316, Centro, São Luís/MA, a Assembleia Geral para constituição, eleição e posse da 1ª diretoria do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Maranhão.

O objetivo é envolver o maior número de profissionais do Estado para defender os interesses da categoria e a valorização da profissão. Na ocasião, será formado a 1ª diretoria do Sindicato.

A integrante da Comissão, Sorimar Sabóia, destaca que a participação no evento é fundamental para a defesa dos direitos dos (as) assistentes sociais: “a hora de garantir mudança é agora, pois esta é uma luta antiga dos assistentes sociais e vamos atuar para conquistar: Plano de Cargos, Carreiras e Salários; concurso público; definição de piso salarial; instalação de mesas de negociação, carga horária de trabalho, condições de trabalho, qualidade dos serviços oferecidos á população, dentre outros”, explica.

O Serviço Social

É uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, inserido no processo de produção e reprodução das relações sociais da sociedade capitalista. Importa que, essa categoria também sofre grande rebatimentos das transformações do mundo do trabalho, cuja tendência, ao reverso do seu Projeto Ético Político, impõe ao assistente social trabalho flexibilizado, precarizado e desprotegidos dos direitos e de organização coletiva.

Por Érica Roberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.