26 de março de 2013

Alto Alegre do Pindaré capacita profissionais da Educação Especial

A Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré através por meio do Núcleo de Educação Especial (NEE) da Secretaria Municipal da Educação (Sedap), promoveu, na segunda semana do mês de março, a formação dos 22 professores que atuam no AEE (Atendimento Educacional Especializado) das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Os serviços de atendimento escolar na modalidade de Educação Especial foram implantados no município desde 2009, conforme dispõe o Decreto n°6.571/2008.

O AEE constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especificas, organizado institucionalmente para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns. Dentre outras atividades curriculares especificas desenvolvidas no AEE em salas de recursos multifuncionais se destacam:O ensino de libras, o sistema Braille e o soroban, a comunicação alternativa, o enriquecimento curricular entre outros.

Segundo a Coordenadora do NEE, Adriana Sousa, o objetivo é oferecer e garantir serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, através da capacitação de professores da Educação Especial e rede regular de ensino e disseminar a política da Educação Inclusiva visando a transformação do Sistema Educacional em um Sistema Inclusivo.

Temas Trabalhados:
Salas de Recursos Multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado - AEE; 
Bandinha Rítmica; 
Deficiência Intelectual e Múltiplas Deficiências; 
Deficiência Visual; 
Surdez; 
Xadrez; 
Oficina de Adaptação de Atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.