5 de março de 2013

Prefeitura inicia 2ª etapa do projeto 'Alto Alegre Com Mais Acessibilidade'


Do Blog do Alto
Visando a garantir o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos prédios dos órgãos públicos municipais, a Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, inicia a segunda etapa do Projeto “Alto Alegre Com Mais Acessibilidade". O objetivo do Projeto, que obedece à Norma Brasileira de Acessibilidade – NBR9050 – de 2004, e a Lei Federal nº. 10.098, de 19 de janeiro de 2000, é dar prioridade de atendimento às pessoas com deficiência, eliminando os obstáculos ao acesso a prédios de órgãos públicos do Município.

Na primeira etapa do projeto foram adaptados, com rampas de concreto com piso tátil e barras corrimão, a Unidade Integrada Doutor Francisco Batistae o prédio do CRAS. Nesta segunda etapa, as rampas serão instaladas no prédio da Prefeitura/Câmara Municipal, Teatro Municipal e secretarias municipais.

Segundo o Prefeito Atemir Botelho, todas as novas edificações públicas projetadas em Alto Alegre do Pindaré serão entregues com rampas de acesso. Inclusive a Praça Padre André, que já foi reformada dentro dos padrões de acessibilidade, sendo implantadas várias rampas. Porém,“ainda há muito a ser feito para que possamos ter uma cidade mais acessível”, diz o Prefeito. Ele comenta, ainda, que não há um prazo para a conclusão do Projeto, pois ele será continuo.

Calçada Ideal

Segundo a Lei Federal nº. 10.098, de 19 de janeiro de 2000, a calçada ideal deve ser conservada, segura e livre de obstáculos. Ela deve ter uma faixa de percurso livre, uma faixa de serviço para implantação de equipamentos urbanos e rampas, ambas com sinalização podotátil, para garantir e facilitar a circulação de pessoas.

O piso podotátil de alertaestá associado a uma faixa de cor contrastante e sinaliza desníveis, rampas, obstáculos, mudanças de direção e situações que envolvam risco para o pedestre. Já o piso podotátil direcionalindica mudanças na direção a ser seguida, também com cor contrastante e com o piso adjacente.

Prefeitura Municipal (em fase de conclusão)


Teatro Municipal (em fase de conclusão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.