14 de março de 2013

Santa Inês: nem assim tão santa, mas tão linda Inês - Por Jorge Bezerra Ewerton

Sou filho de Santa Inês também. Meu pai é São Luís, minha mãe é Santa Inês. E, como toda mãe, é compreensiva com minhas distâncias, com minhas ausências – desde que eu não esqueça o caminho de casa.

Jorge Bezerra - autor
Aos nove anos eu já estava lá, todo dia, rumo ao Horas Alegres – centro fundamental de minha educação. Com Santa Inês foram vários anos de convivência intensa, de aprendizado, de prazer, alegria e algumas tristezas. Momentos de saudade absoluta dessa terra e pequenos instantes de não mais querer vê-la. Nosso relacionamento sempre foi um tanto passional.

Foi Santa Inês quem me apresentou o amor, a amizade, a boemia. Mostrou-me que somos todos iguais, mas que você não é todo mundo.

Santa Inês é uma cidade peculiar em relação ao resto do interior do Maranhão. Talvez, por ser uma cidade eminentemente urbana, estar situada em um trevo rodoferroviário e ter-se erguido em pequeno espaço geográfico, criou esse ar diferente. Santa Inês é macunaímica, ali tudo existe, ali tudo pode!

Santa Inês de mulheres encantadoras, de gente decente. Povo amigo e de paz.
Devo muito a Santa Inês, ela é a minha ponta da linha. Comecei a virar gente foi ali. Nas ruas de lá que aprendi o que é o mundo.

Hoje, por contingências da vida, pouco vou a minha querida terra. Mas quando estou ali minha alma sorri, sente-se feliz!

Poderia aderir ao clichê de falar de detalhes, como gosta o maranhense. Falaria dos becos, ruas, pequenos causos, detalhes. Mas não posso fazê-lo. Santa Inês é muito grande em mim, não consigo enxergar na minha lembrança pequenas minudências, apenas a grandiosidade que este lugar ocupa na minha memória e no meu coração.

Santa Inês, como toda mãe, é arteira. Quando eu penso que nós perdemos os laços, ela me arrasta para seu seio mais uma vez, e me diz: aqui também é o teu lugar.

Minha mãe, me perdoe por andar distante, mas é que os filhos são feitos para o mundo!

Feliz aniversário, minha terra! Parabéns, minha Santa Inês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.