4 de abril de 2013

O último adeus ao 'Pau da Paciência', patrimônio de Pindaré

(Foto: Daniel Aguiar)
A figueira centenária da praça São Pedro, em Pindaré-Mirim, foi ao chão na manhã desta quinta-feira (4). As motosserras barulhentas e impiedosas encarregaram-se de derrubar a árvore que há meses havia morrido, mas permanecia de pé já sem a copa robusta de outrora. 
Dona Raimunda Teixeira discursa emocionada ao pé da figueria
Dona Raimunda Teixeira acompanhava, com lágrimas nos olhos, a derrubada da figueira. A aposentada de 70 anos diz que ajudou a cuidar do Pau da Paciência desde quando ela ainda era uma criança. "É muito triste ver essa cena, mas eu precisava estar aqui para dar o último adeus à minha companheira de longas datas", lamentou a aposentada.
Prefeito Walber Furtado lamenta a morte da figueira (Foto:Daniel Aguiar)
O prefeito de Pindaré, Walber Furtado, vereadores, secretários municipais, além de dezenas de moradores de Pindaré e de Santa Inês, cidade vizinha, participaram do ato simbólico de substituição do Pau da Paciência.

"Hoje é, ao mesmo tempo um dia de tristeza pela perda inestimável e de felicidade pela renovação das esperanças. Infelizmente, deixaram o nosso patrimônio natural morrer, mas, com apoio de toda a população, vamos revitalizar essa área e Pindaré será um disputado destino de turistas vindos de todas as partes do Brasil", enfatizou o prefeito Walber.

O município de Pindaré-Mirim tem aproximadamente 32 mil habitantes, de acordo com o último senso do IBGE. O pequeno município no interior do Maranhão ficou conhecido em todo o país depois de reportagens exibidas em rede nacional sobre uma figueira solitária e com mais de cem anos de existência habitada por dezenas de bichos-preguiça. A árvore tornou-se ponto turístico e atraía milhares de pessoas que vinham de municípios e estados vizinhos.
O Pau da Paciência chegou a ser tombado como Patrimônio da Humanidade.

Nos últimos seis meses de 2012, a figueira agonizou, silenciosamente. A seiva já não atingia o topo da árvore e esta foi secando de cima para baixo.
Pau da Paciência, em Pindaré (Foto/Arquivo)
A figueira de Pindaré era da espécie Sycomorus, conhecida popularmente como figueira-doida. Uma árvore com raízes profundas e ramos fortes que produzia figos de qualidade inferior às demais 755 espécies de figueiras existentes no mundo.

De acordo com o Laudo Técnico Ambiental, assinado pelo Engenheiro Agrônomo Reginaldo Evangelista,  o Pau da Paciência morreu vítima de ataques de Moscas Brancas. Os ataques comprometeram o estado fisiológico da árvore, deixando-a vulnerável a fungos, facilitando o acesso de doenças como a Ferrugem e o Cancro, por exemplo.

Ainda de acordo com o laudo, o centenário Pau da Paciência poderia ter sido salvo se fossem cumpridos métodos de controle de pragas, juntamente com a poda de ramos afetados, aplicação de calda e adubação de nutrição.

Uma nova figueira, filha da que foi retirada nesta quinta-feira (4), será plantada no local. O plantio deve ser feito depois que área for preparado para receber a planta. A previsão é de que o novo Pau da Paciência seja plantado em um mês.



Pedaços de galhos e do tronco do Pau da Paciência foram recolhidos por moradores que os guardarão como lembrança. O que sobrou será incinerado. Seu Alfredo Mendes não perdeu tempo e separou um pedaço da árvore para levar pra casa. Para o funcionário público, a árvore merece ser lembrada por que faz parte da história do município.

2 comentários:

  1. Eu sou pindareense de nascimento, o Pau da preguiça era um símbolo da nossa cidade, talvez além do engenho São Pedro que ainda resiste ao tempo, o Pau da preguiça era a única remanescencia natural que ainda resistia desde o ímpério. Hoje nasce novamente, que viva mais dois séculos.
    Prof Teógenes Sá

    ResponderExcluir
  2. o pindaré está igual a essa árvore , morrendo aos poucos e mais tarde não haverá nem vestigio da nossa cidade com esse gover dos silva e companhia

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.