19 de julho de 2013

Artesanato na Unidade Prisional de Ressocialização de Santa Inês

Produtos confeccionados por internos da unidade prisional de Santa Inês (Foto/Divulgação)
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) está realizando diversas ações educacionais, artísticas, de lazer e qualificação profissional nas unidades prisionais de São Luís e do interior do Maranhão. O objetivo é criar um ambiente saudável e fomentar ações que ajudem a reintegração dos detendo à sociedade depois que eles cumprirem suas penas. 


Em Santa Inês, Bacabal, Codó e São Luís os detentos estão realizando produção artesanal, cultivo de hortaliças e participando de capacitação profissional. 

Em Santa Inês, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR), a Sejap incentiva os internos a confeccionarem peças de artesanato com papéis. Produtos como bolsas, bonés, porta-retratos e cestas de frutas, produzidos por eles, são vendidos, garantindo uma fonte de renda tanto para os detentos quanto para os seus familiares. 

De acordo com o secretário de Justiça, Sebastião Uchôa, as ações têm por finalidade melhorar a qualidade de vida do preso e de seus familiares. “É fundamental tentar reintegrá-lo à sociedade". Para um interno da UPR de Santa Inês, o artesanato é uma terapia. "Eu gosto de fazer esse tipo de arte e ainda ganho dinheiro. É pouco, mas ajuda. O principal disso tudo é que eu estou recuperando o tempo que perdi lá fora".

Por Notas do Daniel Aguiar
Com informações da Sejap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.