31 de julho de 2013

As homenagens ao Dia do Poeta da Literatura de Cordel em Santa Inês




POR MAGNO LIMA
Nas graças do povo do Vale do Pindaré, mais especificamente Santa Inês, seu principal palco de atuação nos últimos meses, Moizés Raimundo Lobato Nobre – ou simplesmente Moizés Nobre –, poeta com mais de 30 anos de carreira, lança nesta quinta-feira, 1° de agosto, seu primeiro DVD. A festa de lançamento será a partir das 18 horas, na Praça da Saudade (Santa Inês), com apresentações de artistas locais e show especial de Moizés Nobre.
Fruto de muita perseverança, paixão pela cultura e respeito ao seu público, “Acredite se Quiser” é um trabalho que consta de 12 faixas, num roteiro elaborado e produzido pelo próprio artista, com poesias populares. O DVD abre com a faixa “Dá Licença” e segue com “Eu deixei de ser matuto”; “Mote de três versos” (autoria de Moizés/Pedro Costa); “Acredite se quiser”; “O caboclo e o deputado” (Moizés/Gerô); “Receita do Brasil novo”; “Ode à mulher”; “Amor caboclo”; “O microfone”; “Vocaboilário” (Orlando Brito/Moizés) e finaliza com “Despedida”. A faixa bônus “Parece pesadelo mas é real” é uma homenagem a seu parceiro Gerô (falecido em 2007), que assina autoria da poesia ao lado de Moizés.

Natural da capital maranhense, com formação superior em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Moizés explica que escolheu Santa Inês para o lançamento do DVD pela excelente acolhida que ele teve na cidade, onde já mantém um relacionamento cultural com movimentos artísticos da região, a qual possui grande vocação para literatura de cordel. Inclusive, sua biografia está servindo de monografia para alunas da turma de Letras do Cessin/Uema de Santa Inês.

A festa de lançamento do DVD “Acredite se quiser” acontecerá dentro da programação “Chá com os artistas”, evento semanal promovido pelo grupo Mov-Arte. O evento também é comemorativo ao “Dia do Poeta da Literatura de Cordel” (1° de agosto).

Jorge Miranda lança CD “Canções da Terra”

Também na quinta-feira, 1° de agosto, dentro da programação comemorativa do Dia do Poeta da Literatura de Cordel e do lançamento do DVD de Moizés Nobre, acontece o lançamento do CD do músico Jorge Miranda.

Sob o título “Canções da Terra”, o trabalho do cantor e compositor Jorge Miranda é composto de músicas regionais de ritmos variados. O músico é natural da cidade maranhense de Miranda do Norte, reside em Santa Inês desde os cinco anos de idade, onde lançará seu primeiro CD.




Ainda sobre Moizés Nobre, um breve histórico:

MOIZES Raimundo Lobato NOBRE, ator, iluminador teatral, artista popular, pesquisador, arte-educador, músico, começou no teatro em 1979, no grupo de jovens na Igreja do Carmo. Em 1981, foi levado pelo mímico Gilson César para o LABORARTE, onde estudou e integrou o elenco de atores, atuando em vários espetáculos, como: “Minha Terra, Minha Vida” “Súditos daFolia”, “A Canga” “Te Gruda no Meu Fofão” “Navio Negreiro” “Dança do Cacuriá”, entre outros.

Em 1983, descobriu que a sua poesia era popular e a misturou com a técnica do teatro de rua aprendida no Laborarte e passou a desenvolver um trabalho juntando essas duas linguagens. Em 1990, fez opção pela carreira solo e teve a oportunidade de trabalhar com vários artistas do teatro e da dança, entre eles, Cecílio Sá, Eugenio Giusti, Julia Emilia,etc. Durante treze anos fez parceria com o repentista Gerô apresentando vários shows no Maranhão e em outros lugares do Brasil.

Morou em Brasília, onde trabalhou como iluminador teatral no Teatro dos Bancários. Morou em São Paulo, onde trabalhou como musico na banda de forró Baião D4 e na Cia Teatral Baú Encantado. Participou do longa “1,99- O império da nebulosa “ do cineasta Marcelo Mazagão. De volta a São Luis, ministra oficinas de criação de literatura de cordel e interpretação teatral.

Faz shows de cordel no Estado e outros lugares do Brasil, trabalha como cerimonialista em eventos como seminários, congressos, conferências e outros. Já gravou seu primeiro CD de cordel e neste dia 1° de agosto lança seu DVD de cordel intitulado “Acredite se Quiser”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.