22 de julho de 2013

Manifestantes interditam Estrada de Ferro Carajás por 2h em Alto Alegre

 

Alto Alegre do Pindaré sediou, na tarde da última sexta-feira (19), a 14ª Audiência Pública realizada pelo Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás – COMEFC. O Evento aconteceu na quadra coberta em frente ao Ginásio Municipal e contou com uma grande participação de populares, da presença do Deputado Federal Cleber Verde, lideranças comunitárias, associações rurais, comunidades indígenas, prefeitos que fazem parte do Consórcio, dentre outras autoridades e representantes dos legislativos dos municípios consorciados.

Segundo o Prefeito Atemir Botelho, anfitrião do Evento, o objetivo das audiências é dar continuidade às discussões sobre as compensações que a Vale deveria destinar aos 23 municípios que sofrem influência da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão.

Conforme as informações divulgadas na Audiência, a Vale, quando veio se instalar no Maranhão, prometeu compensar os transtornos e impactos socioambientais com investimentos que elevassem o IDH das comunidades cortadas pela Estrada de Ferro e que totaliza cerca de 76% de toda a malha ferroviária. Em 2012, o lucro da Empresa foi mais de 22 bilhões de reais; no Estado do Pará, ela pagou cerca de 500 milhões de reais em impostos, enquanto no Estado Maranhão, principalmente aos 23 municípios cortados por ela, o saldo foi ZERO. Os dados levantados pelo COMEFC são: 220 mil famílias na miséria, mortes nos trilhos (159 pessoas e 285 animais), além de prostituição infantil, doenças pulmonares, casas rachadas e meio ambiente devastado, dentre outras coisas.

Ao final do Evento, no calor das discussões, um líder comunitário do Povoado Marmorana se levantou e, no seu discurso, fez um desafio a todos os prefeitos presentes para interditarem a Estrada de Ferro Carajás naquele momento; o seu pedido ganhou o apoio da plenária e foi acatado pelos prefeitos que resolveram fazer uma manifestação de alerta à Vale. Com faixas e cartazes, saíram em caminhada pelas ruas da Cidade e interditaram a estrada de ferro por, aproximadamente, duas horas, para chamar a atenção da Vale, uma vez que a Empresa não compareceu a nenhuma das 14 audiências realizadas pelo COMEFC.

Prefeitos presentes na audiência: Atemir Botelho (Alto Alegre do Pindare), Queiroz (Monção), Cristiane Damião (Bom Jesus das Selvas), Dr. Neto (Tufilandia), Alan (Bacabeira), Dóris (Vitoria do Mearim), Dr. Walber (Pindaré Mirim), além do Deputado Federal Cleber Verde.

Por Civaldo Lopes do Blog do Alto
Revisão Heider Carvalho

Um comentário:

  1. Pode gritar a Vale vai recorrer as ultimas estancias justicias,essa GENTE quer é votos, está na época de casar e enganar o Povo...KKK se liga Povo....KKKKK

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.