26 de agosto de 2013

Adeus a Mestre Antonio. Vale do Pindaré perde ícone da Bossa Nova

Foi sepultado no fim da tarde desta segunda-feira (26) no Cemitério São Benedito, em Santa Inês, o corpo do músico Antônio Ribeiro Santos Filho, bastante conhecido no Vale do Pindaré como Mestre Antônio. Ele morreu na madrugada desta segunda (26) vítima de Enfisema Pulmonar Crônico.

Por Jerryvaldo Martins
Mestre Antônio era um músico excepcional, exímio tocador de violão, acredito até, que a palavra correta seria extraordinário. Foi um amante das mais belas melodias e notável conhecedor de nossa Bossa Nova. Minhas considerações por este ilustre personagem da cultura de Santa Inês e profundo conhecedor do assunto, responsável por vários momentos de resgate de nossa história musical e importante incentivador e difusor da nossa música, são considerações das mais respeitosas.

Por muitas vezes, porém, não o suficiente, presenciei a sua arte e a sua poesia. Escrever um panorama da História Musical de Santa Inês e não falar em Mestre Antônio é um ato até criminoso. Estou triste, não pela sua passagem, mas sim, pelo falta do não reconhecimento, deste mestre, pelas Instituições Públicas Culturais de nossa cidade, por não terem dado o devido valor a este grande homem. Porém, isso não me desanima, pois nós o fizemos, somos todos, eu, e grande parte dos músicos de nossa cidade e região, gratos por sua mão amiga e sua simpatia acolhedora.

A cultura de Santa Inês ainda carece de organização e reconhecimento com o objetivo de contar sua história e, principalmente, contextualizá-la perante a nossa comunidade. Mestre Antônio era considerado entre nós (músicos e artistas) como um dos último tesouro de nossa cultura, a ser descoberto por muitos e verdadeiramente explorado por todos.

“Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez”. (William Shakespeare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.