19 de agosto de 2013

Santa Inês: Empossados membros de conselhos educacionais e implantado Proerd




Em solenidade realizada na última sexta-feira (16), no auditório do Campus Instituto Federal do Maranhão (Ifma) de Santa Inês, foram empossados membros de conselhos educacionais do município e assinado protocolo de interesses para implantação do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.


Participaram da cerimônia, autoridades políticas, diretores de departamentos e secretários da Prefeitura de Santa Inês, o prefeito Ribamar Alves, a primeira-dama, Luana Costa, o comandante do 7º BPM, Major Everaldo Coutinho, o coordenador do Proerd, Tenente James Oliveira, o instrutor do Proerd, sargento Oliveira, a diretora do Sinproesemma de Santa Inês, Zuíla de Sousa Silva, e representando o Ministério Público, o advogado José Soares, além dos conselheiros e convidados.

A primeira parte da solenidade foi direcionada para a posse dos conselheiros dos seguintes conselhos: CME – Conselho Municipal de Educação – CAE – Conselho de Alimentação Escolar – e Conselho do Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. A nomeação dos conselheiros foi representada na nomeação dos presidentes de cada conselho, sendo que cada conselheiro já recebeu a portaria que lhe dá plenos direitos para assumir a função.

“O que a gente quer é que esses conselhos sejam atuantes para acompanhar e fiscalizar de perto toda a gestão da educação do nosso município. Caso erremos, queremos ser alertados para sanarmos o erro, pois só com a participação ativa desses conselhos teremos, de fato, uma administração democrática e socialista, a que nos propusemos” – diz Ribamar Alves, prefeito de Santa Inês.

Por meio da criação dos conselhos o município tem garantia do repasse de verbas para a educação. Por isso, segundo o Advogado Analista Processual do Ministério Público de Santa Inês, José Soares, cada conselheiro tem uma enorme responsabilidade. “A partir de agora nós teremos um contato direto com cada conselheiro na fiscalização da aplicação dos recursos destinados à educação, com o intuito de contribuirmos para a elevação da qualidade educacional do município” – destaca José Soares.

A cerimônia foi encerrada com a assinatura do Protocolo de Interesses de implantação do Proerd pelo Prefeito de Santa Inês e pelo comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, major Everaldo Coutinho. A partir de agora, a PM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desempenhará as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Em Santa Inês, a Polícia Militar desenvolve o Proerd desde o ano de 2002. De acordo com a PM, até agora mais de 19 mil estudantes já foram atendidos pelo programa que tem a missão de conscientizar e evitar que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas.

Segundo a secretária de Educação, Maria da Conceição Costa, a Secretaria vai aderir a todos os programas que tragam benefícios para a classe estudantil. “A gente sabe das conquistas do Proerd no combate às drogas. Só quem ganha com isso é a nossa sociedade. E tudo o que vier em função da melhoria de vida da nossa gente, nós vamos implantar na Secretaria” – enfatiza.

Secom/Prefeitura de Santa Inês

Um comentário:

  1. ESTÁ SENDO CRIADO O CIRCO DA PERSEGUIÇÃO DO DESCASO E DA INCOMPETÊNCIA, O CONSELHO DA DESEDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SANTA INÊS

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.