22 de outubro de 2013

Sebrae prepara programação para a festa do mel em Maranhãozinho



A região do Alto Turi se prepara para mais uma edição Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura, que acontece no município de Maranhãozinho nos próximos dias 25 e 26 e promete reunir um número recorde de participantes.

Paralelo ao evento, acontecem também o 3º Torneio Leiteiro e a 3ª Feira da Agricultura Familiar, eventos que estão inseridos na programação e devem mobilizar criadores e produtores das regiões do Alto Turi e Gurupi. Além das palestras, minicursos e clínicas tecnológicas ministradas por consultores e instrutores do Sebrae, serão montados estandes para exposição de produtos e apresentações culturais .

O evento busca dar visibilidade ao trabalho dos produtores de mel de abelhas nativas e abelhas tiúba, além de atrair novos investimentos para os municípios de Maranhãozinho, Junco do Maranhão e Santa Luzia do Paruá, que se destacam como os maiores produtores de mel do estado.

O Sebrae acompanha o trabalho desde seu início e tem sido um grande incentivador da atividade na região. Segundo Adalberto Fraga, gestor do projeto Sebrae no Território da Cidadania nas Regiões do Alto Turi e Gurupi, lembra que a instituição tem oferecido capacitação tecnológica e gerencial aos produtores locais, buscando melhorar a produção da apicultura, assim como de outros pequenos negócios da área rural.

“O mel tem ajudado a melhorar a vida dos produtores, impulsionado a economia desses municípios e servido de base para outras culturas. Por isso o evento é tão importante”, pondera Fraga. “O Sebrae, por sua vez, tem cumprido o seu papel, que é dar suporte a esses pequenos produtores, trazendo informação e orientação”, declarou.

A programação do evento será bem diversificada e vai atender, além da apicultura, os segmentos da piscicultura, horticultura e bovinocultura de leite, e ainda os setores de indústria, comércio e serviço.

A abertura do 10º Encontro Maranhense de Apicultura e Meliponicultura será na sexta-feira (25), no Ginásio Poliesportivo de Maranhãozinho, com a presença de autoridades e convidados.

Fonte: Sebrae/Santa Inês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.