18 de novembro de 2013

Detentos maranhenses vão participar do Enem


Internos custodiados pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) no Maranhão, participarão, dias 3 e 4 de dezembro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Secretário-adjunto Kécio Rabelo e coordenador de Educação, Elias Ribeiro, falam
sobre o Enem aos internos (Foto/Divulgação)
Internos do Presídio São Luís I, Penitenciária de Pedrinhas, Albergue do Olho d´Água, Albergue do Anil e do Presídio Feminino, irão concorrer a vagas para cursos universitários. Esse é o terceiro ano que estes detentos maranhenses participam do Exame.

De acordo com o secretário-adjunto de Justiça da Sejap, Kécio Rabelo, os internos estudam nas unidades onde cumprem pena, em São Luís e nas cidades de Bacabal, Caxias, Davinópolis, Pedreiras, Santa Inês, Timon e Imperatriz, na Escola Estadual João Sobreira de Lima, que adotam o modelo de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A ação é fruto de uma parceria entre a Sejap e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para garantir melhores resultados, a Sejap e a Seduc irão oferecer um reforço escolar para os detentos. As aulas serão ministradas na Unidade que reunir o maior número de inscritos. Este ano, apenas os detentos que cumprem pena em São Luís irão participar do Exame.

Para o coordenador de Educação da Sejap, Elias Ribeiro, o Exame serve para garantir a certificação do detento no ensino médio e, ao mesmo tempo, pode vir a ser a porta de entrada do interno em uma universidade.

“Caso sejam aprovados, os internos que já cumprem pena no regime semiaberto poderão cursar a universidade normalmente, pois ficam livres durante o dia e são recolhidos apenas à noite. Já para garantir o direito dos que ainda estão no regime fechado, a Sejap pretende entrar com mandato de segurança para que a vaga seja guardada até que eles progridam para o regime semiaberto”, informou.

ENEM

O calendário de provas do Enem PPL é diferente do realizado para os estudantes em geral, mas o nível da prova é o mesmo aplicado para qualquer outro aluno. 

Este ano, o Enem PPL será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro. No primeiro dia serão aplicadas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.

(Fonte: Sejap)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.