10 de dezembro de 2013

Santa Inês ganha Centro de Iniciação ao Esporte



Os municípios selecionados para receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 e que compõe o PAC 2 foram anunciados nesta terça-feira (10) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “As cidades recebem um equipamento planejado, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a prática de 13 modalidades. Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, afirmou o ministro. Serão 285 centros, distribuídos em 263 municípios, com foco em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica.

Os municípios maranhenses selecionados para receber o CIE são: Santa Inês, São Luis, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Paço do Lumiar e Pinheiro.

Em Santa Inês o local escolhido para a construção da unidade do Centro de Iniciação ao Esporte é o bairro Vila Militar. Confira abaixo como deve ficar a unidade de Santa Inês, de acordo com informações do Ministério do Esporte:





CONTRAPARTIDA DOS MUNICÍPIOS
• Não será exigida contrapartida financeira, exceto custos adicionais decorrentes de adaptações ou ampliações do projeto 
• Disponibilizar terreno previamente nivelado, em condições de acesso (água, energia, esgoto etc) e com características adequadas à implantação.

CRITÉRIOS DE PRIORIDADE 
• Regiões de alta vulnerabilidade social
• Complementação de obras do programa Minha Casa Minha Vida
• Situação fundiária que permita rápido início de obra
• Porte populacional e/ou localização 

COMPROMISSOS ADICIONAIS DOS MUNICÍPIOS
• Desenvolver o Plano de Ação e a Política para o Desenvolvimento do Esporte
• Possuir órgão responsável pela política de esporte
• Efetuar a gestão, funcionamento e manutenção do CIE 

PRÓXIMOS PASSOS 
Municípios
• Participação no Workshop Técnico no dia 19/12/2013
• Análise da compatibilidade do Modelo proposto com o terreno indicado
• Apresentação da documentação à Caixa para contratação
• Assinatura do Termo de Compromisso
• Adaptação do projeto conforme a realidade local
• Elaboração do Plano de Gestão, a ser aprovado pelo Ministério do Esporte
Aldo Rebelo cumprimentou prefeitos e prefeitas por terem encontrado dentro do prazo um terreno livre de qualquer impedimento jurídico para o pleno uso na construção do Centro de Iniciação ao Esporte. “O Ministério do Esporte vai oferecer toda a assistência e acompanhar passo a passo para ajudar as prefeituras a superar as dificuldades e as adversidades na construção desse equipamento para que sejam entregues à população antes das Olimpíadas”, completou.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, lembrou que a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016 permitiu sensibilizar a todos, principalmente o governo, sobre a importância de infraestrutura esportiva. “É um equipamento multiuso, voltado para a identificação de talentos e a formação de atletas na base, a ampliação da oferta dessas instalações públicas com requisitos oficiais. É um equipamento esportivo que atende a todas as regras para uma prática formal do esporte”, ressaltou o secretário.

Segundo Leyser, a localização dos equipamentos em áreas de alta vulnerabilidade social foi um dos critérios de seleção. “Há um diálogo com comunidades que necessitam desse esporte como base, como desenvolvimento social e também uma interligação com outros programas do próprio ministério, a exemplo do Segundo Tempo”, frisou.

O que é o CIE

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.

Confira aqui a apresentação do projeto CIE


Do site do Ministério do Esporte





3 comentários:

  1. Parabéns a Santa Inês!!! Conheço essa luta para que Santa Inês fosse contemplada, valeu a prefeitura municipal e o Departamento de Esportes que tanto lutaram.

    ResponderExcluir
  2. o Ribamala vai mandar Acionildo fazer também essa Obra, pois todas as obras do Município são desse Empreiteiro ou Agiota....., está hora do Povo saber.....KKKKK

    ResponderExcluir
  3. Mas uma Obra para este Município quanto será a propina para o Sr. Ribamala e sua gangue.....KKKKKK

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.