5 de fevereiro de 2014

Cadeia da piscicultura de Matinha é modelo de negócio no Maranhão




Com a média de produção anual em 400 toneladas e um faturamento que chega a atingir R$ 42 mil por família, a cadeia produtiva da piscicultura do Povoado Itans, no município de Matinha, se tornou referência para todo o Maranhão e também para o mercado internacional: no último dia 26 (domingo), representantes de dois grupos empresariais visitaram a localidade para conhecer a realidade do empreendimento.

Representantes de um grupo nacional e de um empreendimento de Israel foram recebidos pelo Presidente da Associação de Piscicultores de Itans, Eliseu Gomes, que apresentou alguns casos de sucesso da comunidade e os próprios piscicultores explanaram sobre a instalação dos primeiros tanques escavados até a exportação do pescado para outros estados, que se dá atualmente.

O desenvolvimento da cadeia da piscicultura em Itans se deu a partir de 2009, quando foi implantado um projeto de apoio do Sebrae, através de sua unidade regional em Santa Inês, que atende ao município de Matinha. Atualmente, 38 estão envolvidas no negócio.

O gerente do Sebrae Santa Inês, Aluízio Muniz, explica que a visita serviu para esclarecer como o projeto conseguiu evoluir e se destacar na área da piscicultura. “Mostramos a eles todo o trabalho desenvolvido pelo Sebrae, para a comunidade, ao longo de quatro anos, assim como os resultados dessas ações”, informa. “Os visitantes puderam verificar a melhoria de qualidade de vida na comunidade e todos ficaram muito satisfeitos com o que viram e ouviram dos piscicultores”, relata Muniz.

Como mais um resultado das ações do projeto, recentemente os produtores de Itans foram contemplados pela Fundação Banco do Brasil com um caminhão refrigerado - tipo furgão - com capacidade de 5.500 quilos, voltado para o transporte do peixe - o que vai facilitar ainda mais a ampliação dos negócios para outras regiões do estado.

Sebrae/Santa Inês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.