17 de fevereiro de 2014

Notas Rápidas... 17/02/2014




Reinício dos Trabalhos
A Câmara de Vereadores de Santa Inês reiniciou os trabalhos nesta segunda-feira, 17. Galeria lotada e ânimos acirrados neste primeiro dia. O prefeito Ribamar Alves (PSB) participou da sessão solene e apresentou um balanço dos trabalhos realizados pelo Município, além de falar sobre projetos que devem ser postos em prática no decorrer de 2014.

A construção do novo presídio foi um dos temas abordados. Ribamar foi direto ao ponto. "Sou contra", enfatizou. Mas, o terreno é do Estado e a obra também. Ou seja, o presídio será erguido, mesmo contra a vontade o gestor e de boa parte da população.

Outro ponto alto do encontro foi quando o presidente da Câmara, vereador Franklin Seba, falou sobre as condições de algumas estradas vicinais do município. Seba disse ter recebido inúmeras reclamações de moradores da zona rural. Muitas estradas estariam cortando por causa das chuvas e comunidades estavam isoladas. O prefeito, mais uma vez nem titubeou e disparou: "O senhor deve ter visitado essas comunidades de avião ou dormindo porque essa não é a realidade sobre nossas estradas". 

No mais, os vereadores voltaram à ativa e esperamos todos que para cumprir com suas responsabilidades.


Moradores do povoado Areias, na zona rural de Pindaré cortaram a estrada vicinal que liga o povoado à sede do município. A manifestação ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17. 
(Foto: Blog do JP)

Os manifestantes protestam contra a inércia da atual gestão quando o assunto é resolver problemas da comunidade. As principais reivindicações, além da pavimentação asfáltica da estrada, o calçamento de ruas do povoado e a retirada do lixão localizado nas proximidades de Areias.

Ex-prefeito na cadeia

De acordo com matéria publicada no Blog do Gilberto Léda, a Polícia Federal prendeu nesse fim de semana o ex-prefeito de Pindaré-Mirim, Manoel de Jesus Alves Filho, por corrupção. Ele foi alcançado em Santa Inês, onde trabalhava como gerente no Hotel Monterrey, mas já está em Pedrinhas, para onde foi transferido na manhã de sexta-feira (14), e cumprirá pena em regime semi-aberto, conforme decidiu a Justiça Federal.

Manoel Filho foi prefeito de Pindaré entre 1993 e 1996. Um ano antes de deixar o cargo, ainda segundo Gilberto Leda, firmou convênio com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educaçao (FNDE), para a aquisição de “kits tecnológicos” a serem enviados a 27 escolas da rede municipal.

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), contudo, apontou o desvio de R$ 40 mil do convênio – o dinheiro foi pago à empresa de um amigo do irmão do então prefeito -, sem que nenhum kit tenha chegado às salas de aula, o que provocou a condenação do ex-gestor.

O mandado de prisão cumprido pelos federais era de 2007, mas a captura só ocorreu agora porque a defesa do prefeito ainda recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde teve um agravo de instrumento rejeitado pela Corte.

Bateu, Levou...
Para liberar o setor de Pediatria do Socorrão II, a secretaria Municipal de Saúde de São Luis fez uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Maranhão. Todas as crianças que estavam internadas no Socorrão II foram transferidas para a Santa Casa que disponibilizou 60 leitos. Outros 60 leitos ainda serão liberados, segundo a secretária Helena Duailibe. 


Ocorre que a deputada estadual Vianey Bringel (PMDB), durante sessão plenária pronunciou-se contrária a essa transferência de pacientes. Para a parlamentar, isso não resolve os problemas de internação. “O que eu estou pedindo é apenas um local prioritário para atender nossas crianças”, disse Vianey Bringel.



O discurso da parlamentar não agradou o colega deputado Afonso Manoel, esposo da secretária Duailibe que pediu um aparte e rebateu: "Traga números, eu preciso dos números, a senhora não tem os números, a senhora só está dizendo que fechou, mas não sabe o porquê. Fechou porque agora vão operar joelhos, vai operar perna quebrada, vai ter duas entradas: uma para quem está morrendo. A senhora não sabe, deputada, então procure se informar".


Dengue
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), há duas semanas com dengue, passou por uma bateria de exames na semana passada e teve diagnostico alterado. O parlamentar já em tratamento, passou por mais consulta na manhã desta segunda-feira (17) e segue em recuperação. Dependendo do estado de saúde, o socialista volta às atividades legislativas nesta terça (18) ou quarta-feira (19).

De volta ao banco dos réus
Patrick Dantas Custódio, acusado de assassinar o jovem Caco Cesarini, em 2008 com um golpe de faca volta ao banco dos réus na manhã desta terça-feira, 18. O julgamento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Inês a partir das 9h.

Em 2010, o Patrick foi condenado a 7 anos e 11 meses de reclusão, que deveriam ser cumpridos em regime inicial semi-aberto, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. 
O resultado do julgamento foi contestado em outubro de 2012 pelo Ministério Público Estadual na 1º Vara da Comarca, sob alegação de que a decisão dos jurados teria ignorado as provas produzidas levando em consideração apenas as alegações do réu. O pedido de anulação da sentença foi aprovado pelo desembargador Froz Sobrinho, que designou que Patrick Dantas seja submetido a novo julgamento.

Caco foi assassinado em 2008
De acordo com a acusação, Caco Cesarini Flores (na época com 25 anos) foi assassinado com um golpe de faca desferido por Patrick Dantas durante evento carnavalesco na Rua Nova, centro da cidade em 2008. (Agora Santa Inês)

Milhares vão às ruas em Alto Alegre
Milhares de pessoas foram às ruas em Alto Alegre do Pindaré no sábado (15) protestar contra o afastamento do prefeito Atemir Botelho.


A manifestação pupular reuniu profissionais da educação, comerciantes, servidores públicos, pescadores, agricultores, estudantes, motociclistas, carroceiros, ambulantes, jovens e idosos de todos os povoados do município. A concentração ocorreu na praça central de Alto Alegre do Pindaré. Os manifestantes percorreram as principais ruas e avenidas da cidade com faixas e cartazes e gritando palavras de ordem.



A insatisfação popular, de acordo com o Blog do Alto, começou com o afastamento efetivo do Prefeito Atemir Botelho e da posse do vice de Atemir, Francisco Gomes da Silva, conhecido como Edézio (PDT), 68 anos de idade. De lá pra cá as reclamações multiplicaram-se e vão desde atraso no pagamento do funcionalismo público, redução nos valores dos salários em todos os setores da administração municipal até a demissão em massa de servidores.


Encontro de Práticas Curriculares 
O Polo do Programa Darcy Ribeiro em Santa Inês sediará o I Encontro de Práticas Curriculares – Dimensão Educacional que acontecerá dia 21/02/2014 com a participação dos municípios de Santa Luzia, Zé Doca e Esperantinópolis.

O encontro tem como objetivo despertar no acadêmico o interesse para a prática investigativa, bem como socializar os projetos que foram desenvolvidos durante a disciplina.

PROGRAMAÇÃO

DIA 21/02/2014
8:00 h – Abertura – Profa. Pollyana Glauce Pinheiro de Carvalho – Coordenadora do Polo de Santa Inês
8:20 h – Palestra de Abertura – Prof. Henrique Borralho – Coordenador Darcy Ribeiro – São Luis
9:00 as 12:00h – Apresentação dos trabalhos (banner)
14:00 as 17:00 h – Apresentação dos trabalhos (banner)
17:00 h – ENCERRAMENTO

POLOS
Santa Inês: Biologia – Profa. Lourdene Costa
Santa Luzia: Letras e Matemática - Profa. Sandra Passinho; Física - prof. Wellington Meireles
Zé Doca: Letras e Matemática – Profa. Pollyana Carvalho
Esperantinópolis: Matemática e Física - prof. Sérgio Nunes; Biologia e Química – Werlane Lima








Um comentário:

  1. Ribamala os seus dias estão contados....que o povo de Sta Inês a prenda a dá o Voto Correto....pois daqui a pouco teremos eleição......se Liga Povo de Sta inês-MA.

    ResponderExcluir

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.