13 de fevereiro de 2014

Santa Inês: Reunião discute presença de crianças em trens da Ferrovia Carajás


Crianças e adolescentes sobem nos trens que transportam minério. Em 2013, foram três casos apresentados no conselho tutelar de Santa Inês.

(Foto/Divulgação)
A Estrada de Ferro Carajás passa por praticamente todos os municípios do Vale do Pindaré e é grande o número de casos em que crianças e adolescentes desses municípios sobem nos trens que transportam minério da Mina de Carajás, no Pará, para o Porto do Itaqui, em São Luís. Há o risco de acidentes e mortes.

O assunto foi discutido em uma reunião em Santa Inês entre promotores, conselheiros tutelares e representantes de programas sociais dos municípios da região do Vale do Pindaré. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Santa Inês.

De acordo com o promotor da infância da capital, Márcio Thadeu Silva Marques, é cada vez mais preocupante o número de crianças e adolescentes que embarcam nos trens de minério. Os destinos são os mais variados e os riscos são constantes.

Para ajudar a traçar planos de combate a esse tipo de situação o Ministério Público do Maranhão conta com a ajuda do engenheiro ferroviário canadenses James Pertrand, que é consultor do Sistema de Fiscalização das Ferrovias do governo do Canadá.

Nos últimos 13 anos, entre os municípios da região, Pindaré Mirim foi o que teve o maior número de ocorrências. Só no ano passado foram três casos apresentados no conselho tutelar do município. Em Santa Inês o problema se estende também ao terminal rodoviário.

http://g1.globo.com/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.