29 de abril de 2014

SANTA INÊS: MPMA realiza Seminário sobre violência escolar



A 4ª Promotoria da Infância e Juventude de Santa Inês realizou no último dia 25, o seminário “Entendendo a Violência Escolar: o papel da Escola na Construção da Cidadania”. O evento reuniu alunos, professores, pais e gestores escolares do município em torno de questões de grande relevância para o cotidiano escolar.

Durante a manhã, foi realizada a conferência magna com o tema do seminário, proferida pelo promotor de justiça titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís, Márcio Thadeu Silva Marques. Em outra palestra, a promotora de Justiça de Bom Jardim, Karina Freitas Chaves, abordou o tema “Ética na relação entre alunos e professores”. “O Bullying na Escola” foi a temática tratada pela promotora de justiça de Pio XII, Larissa Sócrates de Bastos.

À tarde, aconteceram oficinas durante as quais, alunos, professores e pais participaram de estudo de casos e foram apresentadas propostas de soluções de conflitos do dia-a-dia escolar. Ao final, os participantes de cada oficina deliberaram sobre quais propostas devem ser implementadas. Uma das ideias aprovadas foi a criação de uma “brigada antibullying”, que teria como objetivo a prevenção e a redução dos efeitos nocivos da prática.

Ainda durante o evento aconteceu o lançamento da campanha “Conte até Dez nas Escolas” idealizada pelo promotor de justiça Marco Antônio Santos Amorim, tendo como foco a prevenção da violência no ambiente escolar. "A violência nas escolas é abrangente, inclui o bullying e pode estar presente na relação diária entre aluno e professor", afirma o promotor.

Marco Antônio Santos Amorim ressalta ainda que já está definido até o fim do ano um calendário de atividades a serem desenvolvidas nas escolas de ensino médio do município.

Em cada mês uma escola terá uma semana de atividades. A equipe que compõe a 4ª Promotoria de Justica de Santa Inês realizará capacitações voltadas aos educadores e palestras aos pais e alunos buscando sempre conciliar ações educativas com projetos voltados às artes.

Estiveram presentes ao evento, ainda, o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho que representou a procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha; o promotor de Justiça de Pindaré Mirim, Lúcio Leonardo Froz Gomes, que atuou como mediador de uma das seis oficinas realizadas no evento; o diretor do núcleo regional da Defensoria Pública do Maranhão em Santa Inês, Erick Railson Azevedo Reis; a presidente regional do Sindicato do Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Simproessema), Maria Zuila de Sousa; além de diversos gestores da área da educação do município de Santa Inês.

(CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.