5 de agosto de 2014

Moradores da zona rural de Santa Inês são beneficiados com curso de olericultura


Mão na massa, ou melhor, na terra. Foi assim que um grupo de moradores do povoado Jussaral do Capistrano, Zona Rural de Santa Inês, passou grande parte do curso de Olericultura, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura de Santa Inês em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A capacitação é um complemento do Projeto de Avicultura, implantado recentemente no povoado pela Prefeitura para a geração de renda por meio do Programa de Alimentação Escolar, que destina 30 por cento dos recursos para aquisição de alimentos no próprio município. Esses alimentos vão parar na merenda dos alunos das escolas municipais.


Durante o curso, os moradores aprenderam todo o processo de confecção de canteiros no chão, chamados de lera. Com vasta experiência, Fabrício Morais Filho, que além de Secretário de Agricultura é Instrutor do Senar, mostrou passo a passo aos participantes do curso como preparar uma horta. Desde a aração da terra à confecção de sementeiras feitas com jornal. E o mais importante: tudo orgânico.

- Em uma propriedade não se perde nada. Depois que for arado o local da lera, a gente coloca uma camada de folhas secas que caíram das árvores sobre toda a lera, concluindo com o deposito do substrato feito da mistura do esterco com a terra preta – explica Fabrício Morais Filho.

Os moradores ficaram bastante entusiasmados. Embora já tenham uma longa vida no campo, agora puderam aperfeiçoar os conhecimentos com o objetivo de alavancar ainda mais a produção.

- Durante o curso, a gente descobriu que havia algumas coisas que fazíamos. Dava resultado, mas não era a forma correta. Agora, nós aprendemos como aproveitar espaço das leras, o período certo de plantio, a temperatura do substrato… Ou seja, agora nós vamos produzir mais aplicando as técnicas corretas – diz Olival Chaves, Lavrador que participou do curso.

É a Prefeitura de Santa Inês valorizando a agricultura familiar!

- Estamos muito felizes e empolgados com esta atenção dada pela Prefeitura. Daqui a alguns dias, vamos está criando galinhas caipiras que serão adquiridas pela própria Prefeitura para colocar na merenda dos alunos e, também, produzindo hortaliças. Isso vai gerar renda e a nossa comunidade ficará mais evoluída - enfatiza, Socorro Sousa, Lavradora que participou do curso.


Mais
A olericultura é o ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, comumente conhecidas como hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos. (Fonte: Pedeag)


Assessoria de Comunicação 
Reportagem e fotos: Pepero Caldas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.