15 de dezembro de 2014

Seir conclui projeto de fortalecimento da Política de Igualdade Racial





A Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir) concluiu as atividades do Projeto de Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial, durante evento no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau. Essa é uma ação executada em parceria com Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR) desde 2013.

A cerimônia, que aconteceu na sexta-feira passada (12), foi presidida pela secretária de estado da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, que no ato representou o Arnaldo Melo. Presente, também a adjunta e coordenadora do Projeto, Benigna Almeida.

Gestores municipais participaram do encontro que resultou 
na entrega de kits
A mesa de abertura contou com a participação do representante da Casa Civil, Mariano Laranjeiras; do presidente do Conselho Estadual da Política de Igualdade Étnico-Racial, Reinaldo Avelar, do prefeito do município de Matões do Norte, Solimar Alves; e dos gestores municipais da Política de Igualdade Racial, Raimundo Veras (Igarapé do Meio) e Augusto Serra (Codó).

Na ocasião a secretária Claudett Ribeiro destacou o empenho das prefeituras municipais para a garantia das ações do projeto. “Este projeto nasceu na Seir, mas foi nos municípios que ele se concretizou e ganhou força para que todas as etapas fossem cumpridas. Hoje chegamos ao final, satisfeitos com os resultados”.

A secretária adjunta da Igualdade Racial e coordenadora do projeto, Benigna Almeida, foi que fez a apresentação da síntese dos resultados do projeto e detalhou as etapas realizadas com ênfase na capacitação dos gestores para qualificação das ações de enfrentamento ao racismo.

Em seguida foi realizada a entrega simbólica dos kits para escritório e de material de expediente. Os kits foram entregues ao prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves. Logo após foi realizada a assinatura dos termos de transferência dos bens para os prefeitos presentes. Cada kit contém computador, impressora, mesa para computador e impressora, mesa redonda com cadeiras, cadeira móvel, armário de madeira, material de escritório e papelaria.

Para o gestor municipal da Política de Igualdade Racial de Codó, Augusto Serra, o projeto trouxe conhecimentos essenciais para aprimorar a atuação à frente dos organismos de promoção da igualdade racial nos municípios. “Foi a primeira vez que um governo estadual teve a preocupação em nos capacitar para que tenhamos autonomia nas ações e possamos lutar pelos direitos e inclusão dos grupos étnico-raciais do estado nas políticas públicas.”, destacou.

Encerrando a solenidade os gestores homenagearam a ancestralidade afro-brasileira com canto em língua africana.

Fotos/Romulo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.