19 de março de 2015

Quando será inaugurado o Hospital Macrorregional de Santa Inês?


Há dois dias do aniversário de um ano da assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Hospital Macrorregional de Santa Inês, o assunto foi tema de discurso de deputado na Assembleia Legislativa do Maranhão. Sousa Neto (PTN) disse nesta quinta-feira (18), ter cobrado do secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, durante a Audiência Pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (17), a data precisa para a inauguração do Hospital Macrorregional de Santa Inês. E, ainda segundo Sousa Neto, ouviu uma resposta nada animadora.



“Perguntei ao secretário Marcos Pacheco sobre a questão do hospital e a resposta que tive é que ele não sabe ao certo quando é que vai inaugurar. Até porque, segundo ele, ainda será realizada uma reunião com todas as regionais para poder discutir e saber o que é realmente de urgência e o que realmente tem que ser inaugurado”, informou o parlamentar.

Em 20 de março de 2014, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves participou da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a construção do hospital. Na ocasião, a então governadora Roseana Sarney ressaltou


“Nosso objetivo é inaugurar esses hospitais até março do próximo ano [2015]. Estamos fechando nosso planejamento de saúde, criando uma rede que inclui os Hospitais Macrorregionais que vão se somar as unidades de menor porte”.

Ocorre que, meses depois, com a já iminente derrota de Roseana nas urnas, as obras arrastaram-se a passos de tartaruga.  


O Hospital Macrorregional de Santa Inês custou aos cofres públicos R$ 17,8 milhões. De acordo com o projeto inicial, o hospital terá 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas, central de imagem com exames de ultrassonografia, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas. Dispõe, ainda, de lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.