8 de abril de 2015

Brasília - Prefeito de Santa Inês participa do III EMDS


Com mais de 8 mil inscritos, o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país teve início na manhã dessa terça-feira (7) e segue até o fim da tarde desta quinta-feira, 9. A solenidade de abertura do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) - Nova governança federativa e o papel das autoridades locais no Brasil e no mundo ocorreu no auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e contou com a participação de diversas lideranças políticas de todo o país. O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, e a primeira-dama do município, Luana Alves, participaram do evento.



Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com
o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o objetivo do EMDS é reforçar a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento dos municípios. 




Entre os milhares de inscritos, mais de 700 gestores municipais estiveram reunidos no evento. 
Para o prefeito Ribamar Alves, "a edição é valiosa porque é uma troca de experiências, onde se traçam diretrizes para alavancar a arrecadação ao mesmo tempo que se promove o desenvolvimento com sustentabilidade". O prefeito disse ainda que "Santa Inês pode ser beneficiada com a apresentação de projetos exitosos como o avanço espetacular que o município está dando na Educação. e, desta forma, poderá propor aumento na parceria da Saúde, Segurança e outros".

E, o evento é, de fato, o maior no quesito sustentabilidade urbana do país. Ele propõe uma pauta elaborada a partir das demandas municipais, entre elas o empreendedorismo, mobilidade urbana e a saúde pública. Os participantes têm acesso às boas práticas de municípios com realidades comuns, informações sobre temáticas importantes, além de debate e palestras, ministradas por representantes do Governo Federal e especialistas da área acadêmica. 


A União Europeia participa ativamente do encontro. Essa participação se faz no compartilhamento de experiências com a participação de peritos europeus vindos da França e de Portugal que participam, igualmente, de reuniões com atores do setor de gestão de resíduos nos governos federal e estaduais.


Na ocasião houve, ainda, o lançamento do Anuário G100. O documento apresenta um diagnóstico dos principais desafios e reivindicações de políticas públicas desses municípios, mostrando as desigualdades socioeconômicas. A publicação trará um artigo da Embaixadora Ana Paula Zacarias sobre a cooperação prestada pela União Europeia aos municípios brasileiros e abordando também a experiência europeia na temática do desenvolvimento urbano.


O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, e a primeira-dama do município, Luana Alves, participaram do encontro desde a abertura, na última terça-feira. E, aproveitaram a ida à Brasília, também, para adiantar outros assuntos de interesse da população da capital do Vale do Pindaré.



"Hoje tivemos, Luana e eu, um dia repleto de atividades. Iniciou com a abertura do encontro do G100, patrocinado pela Frente Nacional de Prefeitos. Discussão de temas importantes para os municípios com alta concentração demográfica e baixa renda per capita. Depois, estivemos no Ministério das Cidades, onde fomos buscar informações sobre o programa 'Minha Casa, Minha Vida' e sobre infraestrutura urbana. Em seguida, fomos ao Ministério da Educação em busca do Edital que classificou os municípios contemplados com a possibilidade de ter faculdade de Medicina; depois fomos ao congresso, na Câmara dos Deputados para colhermos informações sobre os projetos em tramitação", resumiu Ribamar Alves.

Com informações do EMDS e da Delegação da União Europeia no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no Notas do Daniel Aguiar passarão por moderadores. O conteúdo dos comentários é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a nossa linha editorial.